04/04/2013

Curso de enfermagem desenvolve ações de promoção a saúde

04.04.2013

No último dia 18 de março, 20 alunos, de quatro grupos de educação em saúde, após preparo em laboratório, treinamento específico e tutorias, desenvolveram ações no Parque Ipiranga, localizado no Bairro Jundiaí sob supervisão das professoras Lígia e Zeile. Na ocasião, realizaram abordagens individuais sobre os Riscos para Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT), importância da promoção da saúde e prevenção de tais doenças e suas complicações.

Foram realizadas as seguintes ações:

- 130 abordagens educativas e levantamento dos temas geradores de interesses em comum;

- 50 consultas de enfermagem clínica com aferição de PA e glicemia, sendo que 23 resultados foram classificados com desvio acentuado dos parâmetros de normalidade para níveis glicêmicos;

- 23 orientações sobre glicemia, hiperglicemia, diabetes e encaminhamento para rede de referência.

Os alunos identificaram 30 pessoas que se interessaram em orientações sobre câncer de mama, foi então realizada uma oficina sobre o tema, com demonstração do autoexame das mamas.

A Professora Sandra Valéria, responsável pela disciplina, Ferramentas para Educação em Saúde, do 5º período noturno de Enfermagem, explica que neste semestre juntamente com as Professoras, Zeile M Crispim e Lígia B Melo, revisaram a ementa e toda a dinâmica da disciplina, e adotaram como enfoque a Educação Popular. "Os alunos estão construindo o conhecimento teórico-prático, norteados pelo princípio de que o enfermeiro cuida e educa, e de que esta prática deve estar fundamentada na atitude pessoal de reconhecer-se como cuidador e educador. A perspectiva é problematizadora, fundamentada na Pedagogia Libertadora e nas experiências e propostas de Paulo Freire. O desafio é a articulação entre os saberes técnico-científico e popular." – Concluiu a professora Sandra Valéria.

Além da Teoria Freireana, os enfermeiros, especificamente do curso de Enfermagem da UniEVANGÉLICA utilizaram o referencial da teoria de autocuidado de Orem, referenciais adotados para favorecer a promoção do autocuidado e estimular o desenvolvimento da responsabilidade dos clientes sobre decisões relacionadas à sua saúde.

As atividades práticas estão sendo desenvolvidas em diferentes cenários da cidade, dentre eles as praças e parques, visando o compromisso do curso com a melhoria da qualidade de vida da população.

As próximas atividades de Educação Popular no Parque Ipiranga serão realizadas no dia 30 deste mês das 19h às 22h, com tema gerador: Obesidade, medidas antropométricas e hipertensão arterial.

Outras atividades desta disciplina estão agendadas, ainda neste semestre, para os seguintes locais: Igreja Vida Nova, Friboi, Colégio Polivalente Gabriel Issa, Colégio Estadual José Ludovico de Almeida, Creche Célula Viva e Laboratório Teuto.