06/03/2013
Campus Anápolis

Curso de Engenharia Civil recebe nota Máxima (5) na avaliação do MEC

06.03.2013 - atualizado em 07.03.2013

nota5engcivil

"É um momento muito especial", com essa frase o Reitor do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA, Carlos Hassel Mendes, comunicou aos professores do curso de Engenharia Civil, a nota cinco recebida pelos avaliadores do Ministério da Educação (MEC), na visita técnica para Reconhecimento do Curso.

A UniEVANGÉLICA é diretamente ligada ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. O processo de avaliação leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente. O Sinaes reúne informações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e das avaliações institucionais e dos cursos. As informações obtidas são utilizadas para orientação institucional de estabelecimentos de ensino superior e para embasar políticas públicas. Os dados também são úteis para a sociedade, especialmente aos estudantes, como referência quanto às condições de cursos e instituições.

Esta comissão do MEC esteve presente na UniEVANGÉLICA entre os dias 24 a 27 de fevereiro, para realizar o reconhecimento do curso nas três dimensões avaliadas - Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura, todos receberam ótimo conceito de acordo com os avaliadores, sendo 5 a nota máxima na concepção do Ministério da Educação.

O curso de Engenharia Civil da instituição se classifica assim como um dos melhores cursos do Centro-Oeste, relatou o Reitor da UniEVANGÉLICA em sua gratidão aos professores. Na reunião, realizada no dia 05 de fevereiro, estavam também presentes o Pró-Reitor de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária, Itami Campos, o Coordenador do Curso de Engenharia Civil, Rogério Santos Cardoso, a Profª. Odiones de Fátima, representando na ocasião a Pró-Reitoria Acadêmica e demais professores do curso.

Na mesma data, todos os alunos do curso de Engenharia Civil do período noturno foram convidados a participarem da reunião, lotando assim o Auditório Carlos Mendes, localizado no Bloco E. Os acadêmicos ao serem informados sobre a nota oficial comemoraram com entusiasmo e muitos aplausos. "Esta nota é muito importante, e compõe um ciclo de avaliações que ainda não acabou, só vai terminar após a avaliação do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), e esperamos que os alunos que irão representar a UniEVANGÉLICA no exame honrem esse papel", ressaltou o Reitor.

Rogério Cardoso, Coordenador do Curso, destacou a alegria de todos os professores e enfatizou – "O curso tirou 5, esta é somente a nota máxima que um curso pode tirar, e ofertamos isso para todos os alunos".

Uma cópia do Relatório de Avaliação foi entregue ao representante dos discentes, Luiz Tomas de Aquino Neto, do 9º período de Engenharia Civil que disse se sentir honrado em estudar em uma das melhores instituições de ensino do Centro-Oeste. "Isto é um conjunto, nós alunos contribuímos para esta nota, e temos um quadro de professores excelentes." – finalizou ele.

Já os acadêmicos do período matutino receberam a notícia oficialmente pela Reitoria no dia 07 de março. "A primeira turma de Engenharia Civil será formada no final de 2013, e esta nota é muito significativa, pois em Goiás e na região Centro-Oeste, a avaliação positiva se equipara somente a da Universidade de Brasília (UNB), também com nota 5". Destacou o Reitor da UniEVANGÉLICA, Carlos Mendes.

Ainda no período da manhã, o Coordenador do Curso, Rogério Cardoso, destacou que o curso de Engenharia Civil em menos de 5 anos de história já conseguiu alcançar tamanha realização. E disse contar muito com a ajuda dos acadêmicos para manter esta nota no Enade.

A aluna do 2º período de Engenharia Civil, Nayara Kelly Silva Ramos, recebeu uma cópia do relatório oficial e destacou para os presentes a sua intenção – "Estamos muito orgulhosos e faremos por onde estar representando bem a UniEVANGÉLICA no Enade em 2017".

ENADE

O ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) é um dos instrumentos de avaliação que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A prova é realizada a cada três anos, por cada curso, e tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos específicos do curso, assim como temas de conhecimentos gerais.

O ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos superiores. A participação do estudante no ENADE é condição indispensável para a emissão do histórico escolar. Assim, os estudantes irregulares no cadastro do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) ficam impedidos de colar grau.

O ENADE não é o único instrumento de avaliação do MEC, existe também a avaliação in loco feita por comissões de especialistas designados pelo MEC, mas a nota que é apresentada e divulgada nos meios de comunicação é sempre a nota do ENADE. O resultado do seu curso poderá se destacar entre outros cursos de outras instituições no estado, na região e no país. Esse diferencial poderá ser importante na disputa por uma vaga no mercado de trabalho ou no momento em que pretender ingressar em um curso de pós-graduação.