18/12/2012
Campus Anápolis

Emocionado, índio da Tribo Ticuna é aprovado em seu TCC na UniEVANGÉLICA

18.12.2012

fotoindigena

Jorge Luiz Rosindo, acadêmico de enfermagem e indígena da tribo TICUNA, realizou na manhã do dia 18 de dezembro a sua defesa de trabalho de conclusão de curso com o tema, "O uso de álcool pelos indígenas Ticunas do Alto Solimões – Amazonas – AM – Um relato de caso". Com sotaque ainda enraizado pelas suas origens, Jorge Luiz, apresentou seu trabalho para a banca composta pela sua orientadora, Professora Mestre Maria da Glória Dutra e a avaliadora, Professora Mestre Gracy Tadeu Ferreira Ribeiro.

Vindo de uma aldeia com aproximadamente 1600 pessoas entre jovens, adultos e idosos, o indígena coletou dados entre 2011 e 2012 e fez um relato de caso em que a principal problemática foi buscar entender qual o verdadeiro motivo de haver um grande número de índios Ticuna que se envolvem com o alcoolismo dentro das aldeias, sendo este um problema de saúde pública, no qual os indígenas acabam sendo influenciados pela proximidade com a população ribeirinha.

Jorge Luiz ingressou na UniEVANGÉLICA através de um Programa do Conselho Nacional de Pastores Evangélicos e Líderes, e teve como tutor durante todo o período de estudos o Coordenador do UniMISSÕES, Pastor Rocindes José.

Ao final de sua apresentação, o indígena Ticuna com a voz embragada, fez os seus agradecimentos em Português e na sua língua nativa. Aberto aos questionamentos da banca as professoras o perguntaram qual seria a intenção após a sua formação. "O meu objetivo é realizar palestras na tribo, e ensinar sobre todos os problemas do uso de drogas e suas consequências, tenho um compromisso com minha aldeia e pretendo voltar para lá cuidar de todos."

Emocionada a Professora Maria da Glória, orientadora do TCC, agradeceu a oportunidade e ressaltou a perfeição com que o aluno realiza as técnicas de vacinação e a superação do mesmo desde o inicio das aulas até o seu trabalho final. Com a presença dos colegas de turma, e professores (foto acima), Jorge Luiz recebeu emocionado a sua nota (9,5) e agradeceu a todos da instituição pela oportunidade de poder ser mais um formado pela academia.