06/12/2012

Trabalhos do Mestrado da UniEVANGÉLICA foram apresentados em Portugal

06.12.2012

Nos dias 21, 22 e 23 de novembro de 2012 os professores Ana Beatriz Teixeira, Mestre em Turismo - Planejamento e Gestão Ambiental e Cultural pela UNIBERO e Mestre em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente pela UniEVANGELICA, Sandro Dutra e Silva Doutor em História pela Universidade de Brasília (UnB), Professor Titular do Mestrado em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente do Centro Universitário de Anápolis (UniEVANGELICA), e Genilda Darc Bernardes, Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB) e Professora Titular do Mestrado em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente do Centro Universitário de Anápolis (UniEVANGELICA) tiveram trabalhos aprovados no congresso TMS Management Studies International Conference, realizado em Algarve, Protugal. A professora Genilda, coautora nos trabalhos, foi representando os demais participantes e os trabalhos decorreram de estudos realizados no Mestrado em Sociedade Tecnologia e Meio Ambiente, da UniEvangélica.

O primeiro, "Patrimônio cultural e turismo sustentável: expectativas e percepções na gestão turística da cidade de Goiás", busca refletir sobre a cidade de Goiás, que foi condecorada com o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 2001, e desde então atrai visitantes interessados no patrimônio cultural e ambiental que oferece. No entanto, a sociedade vilaboense tem sofrido os impactos da interferência que o fenômeno turístico tem ocasionado nessa localidade. Este trabalho objetiva conhecer as expectativas e percepções dos empreendedores e gestores , turísticos locais, tendo em vista as políticas públicas do turismo e a implementação do turismo sustentável e de valorização do patrimônio cultural e ambiental de Goiás. A pesquisa resultou de trabalho de campo com aplicação de questionários e entrevistas. Verificou-se que a posição periférica ao desenvolvimento do Centro-Oeste brasileiro que a cidade passou a ocupar após a mudança da capital para Goiânia e que as questões políticas retardaram a expansão urbana e contribuíram para preservar o patrimônio arquitetônico. O patrimônio cultural vem sendo incorporado à oferta turística da cidade, buscando-se a preservação com os recursos econômicos advindos desta atividade. As expectativas dos empreendedores turísticos e gestores públicos revelaram aspectos que contribuem para subsidiar ações públicas sustentáveis.

O segundo estudo: "Goiânia: Reflexos da modernidade de uma cidade planejada e o fornecimento do turismo de negócios" foram discutidos os reflexos da modernidade de uma cidade planejada, Goiânia, e o fortalecimento do turismo de negócios. A pesquisa foi delimitada com o propósito de obter respostas a respeito dos aspectos e indicadores da modernidade que qualificam o turismo de negócios na capital. Buscou-se discutir o desenvolvimento do turismo de negócios na cidade e o dinamismo da modernidade, e fazer o mapeamento turístico da capital. Utilizou-se a abordagem de estudo de caso, com propósito descritivo e exploratório. A pesquisa foi bibliográfica, exploratória e documental. A pesquisa de campo buscou mapear os espaços turísticos da cidade. Ao fim da investigação constatou-se que a cidade tem crescido vertiginosamente e criando oportunidades de serviços turísticos e infraestrutura para receber turistas. Constatou-se que a evolução e inserção da oferta turística no mercado é requisito fundamental para a hospitalidade e recepção de turistas, beneficiando o ambiente, a comunidade local e o desenvolvimento econômico da região. Os dados demonstraram o nível de organização diante da possibilidade da cidade se firmar como indutora de destinos turísticos.

E as inscrições para o Mestrado em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente da UniEVANGÉLICA estão abertas. Se increva AQUI!