30/08/2012

Curso de Medicina convida diversos acadêmicos para participar do Projeto "Paciente-Ator"

30.08.2012

O Curso de Medicina precisará de acadêmicos da instituição interessados em participarem como "paciente-ator" nas atividades que simulam a relação médico paciente em uma consulta. Os alunos interessados, deverão procurar a secretaria do curso de Medicina para inscrição.

Ressaltamos que as horas desenvolvidas , serão registradas e certificadas para uso das atividades complementares que são obrigatórias em todos os curso da Instituição. A partir do deste semestre, esta parceria se repetirá com frequência e solicitaremos sempre a participação efetiva dos alunos de outros cursos que tiverem disponibilidade e interesse.

Ofereceremos também anualmente, oficinas preparatórias para os candidatos.

Numero de vagas :

• 20 vagas para acadêmicos do 2° ao penúltimo período de cursos de graduação, oferecidos pelo Centro Universitário de Anápolis- UniEVANGÉLICA.
  • 10 vagas para bolsistas da OVG , inscritos em cursos de graduação oferecidos pelo Centro Universitário de Anápolis- UniEVANGÉLICA.

Local de inscrição : Secretaria do Curso de Medicina

Horário de inscrição : das 7h30 às 17h

Período de Inscrição : 03 à 17 de setembro

Exigências :

• 1. Ser maior de dezoito anos >
  • 2. Ter disponibilidade para participar no período matutino e ou vespertino.
  • 3. Apresentar cópia do documento de identidade e comprovação de matricula do semestre que está cursando ou comprovante de bolsista da OVG.

O curso de Medicina da UniEVANGÉLICA tem como marco diferencial a utilização de metodologia inovadora. Nesse pensamento o PBL (Problem-Based Learning), faz uso do contexto clínico para aprendizagem do aluno. Assim, o aprendizado é concretizado na medida em que o aluno se apropria da teoria e a partir das vivências das situações reais ou simuladas re-significa a aprendizagem.

Este processo de aprendizagem através da simulação tem se mostrado efetivo para o ensino de habilidades, pois apresenta vários pontos positivos: padronização, possibilidade de controle dos fatores externos, feedback para os alunos, aprendizagem centrada no paciente, favorecimento do relacionamento interpessoal. Na literatura mostra que os alunos com contato mais cedo possível com a prática simulada adquirem mais adequadamente habilidades fundamentais em semiotécnica e comunicação (Dornan ET AL, 2006).

Objetivos:

• Favorecer o aprendizado semiotécnico e de comunicação (relação médico paciente) aos alunos do curso de Medicina.
  • Propiciar através da figura do paciente ator uma maior integração e entre os cursos da universidade.
  • Oportunizar atividades que ofereçam ao acadêmico participante habilidades de comunicação verbal e não verbal.
  • Desenvolver a relação interpessoal e intrapessoal.
  • Permitir que as atividades desenvolvidas sejam computadas para horas complementares de cada curso.

Local de realização: Curso de Medicina da UniEVANGÉLICA

Maiores informações pelo fone: (62) 3310-6741