24/02/2012

Ação social – 24.2.2012

Professores e alunos da UniEVANGÉLICA realizam projeto de saúde bucal no Pará em parceria com a empresa Mormaii

Começa hoje (24) e termina no dia 27 mais uma ação do projeto de Saúde Bucal para populações ribeirinhas do Alto Arapiuns na Amazônia. Professores e alunos voluntários da UniEVANGÉLICA promoverão medidas preventivas em mais de 130 crianças visitando as seguintes comunidades: São Francisco do Aruã, Vista Alegre e Prainha do Maró, no Pará.

Iniciativa da Mormaii Saúde, este projeto integra o programa Águas da Amazônia, e tem por objetivo gerar sinergia entre os esforços de voluntários engajados em organizações humanitárias e a capacidade acadêmica e científica das universidades. Com início em 2011, a proposta é abranger 20 comunidades, no período de três anos, e é constituído em quatro fases.

São destinados a este projeto 40% (quarenta por cento) das vendas de produtos Mormaii realizadas única e exclusivamente através do seguinte link: aguasdaamazonia.mormaiisaude.com.br. O projeto Mormaii Saúde é coordenado por Lellis Fachini.

Entre as ações que serão promovidas estão: entrega de kits de escovas de dente e dentifrício para o período de seis meses para cada criança, instrução da técnica correta de escovação, aplicação de flúor, diagnósticos de saúde bucal e orientação para o agente de saúde do local, para que ele possa dar continuidade ao trabalho na comunidade.

Dividido em 4 fases (confira abaixo como serão desenvolvidas), as fases 1 e 2 já foram realizadas em São Francisco do Aruã, tendo com proposta executar a fase 2 na comunidade Vista Alegre. Participam desta ação os alunos do 7° período de Odontologia, André de Lima Farias e Marcos Ítalo Carvalho Canuto, a professora do curso Juliane Guimarães e a docente de Enfermagem, Glaucy Lopes Sakai.

Confira o cronograma de ações:

Fase 1 – Contato inicial com a comunidade alvo para apresentação do projeto, identificação de lideranças, aquiescência da comunidade, levantamento de dados preliminares, acordos para a execução da Fase 2 e agendamento da Fase 2;

Fase 2 – Educação sobre o processo de escovação, distribuição de escovas dentais e dentifrícios, aplicação de flúor, capacitação do profissional de saúde da comunidade ou liderança identificada para redistribuição do material e reforço da técnica de escovação seguindo um cronograma e agendamento da Fase 3;

Fase 3 – Realização de um levantamento básico (CPO-D/ceo-d)  para obtenção de dados acerca da condição de saúde bucal e das necessidades de tratamento das crianças. Agendamento da fase 4.

Fase 4 – Execução de tratamento dentário (restaurações, raspagem e extrações ) de acordo com os dados obtidos na Fase 3.