05/01/2012

Medicina-05.01.2012

Aula inaugural reuniu acadêmicos e corpo docente para início as atividades do Internato Médico

Foi realizada na última segunda, dia 02, a aula inaugural que deu início as atividades do internato, uma das modalidades de estágio curricular do curso de Medicina. Reunindo acadêmicos, professores e coordenadores, o evento contou com a palestra do médico, Paulo Cézar Vaz de Almeida Filho, que abordou o tema Panorama Atual da Urgência e Emergência no Brasil.

Formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Paulo é diretor médico do SAMU, vice-presidente e membro fundador da Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência Regional Goiás (Abramugem) e instrutor de Advance Cardiac Life Support (ACLS) da American Heart  Association (AHA) formado no Centro de Treinamento e Simulação (Cetes) do  Hospital do Coração (HCor) em São Paulo.

O internato acontece nos últimos quatro semestres do curso de Medicina e é o momento de refinamento das habilidades do futuro médico. Para Paulo Cezar, essa é a hora da verdade, onde o acadêmico, ao atender o paciente dever ter uma postura adequada e o diagnóstico correto. E orienta: “Durante o internato sejam curiosos, pois isso faz com que o estudante busque o conhecimento incessante, necessário para a profissão”, afirmou.

Para a acadêmica do 9º período, Isadora de Faris, o internato será um grande desafio. “Vamos colocar em prática tudo que aprendemos. Com a experiência, teremos mais conduta e segurança para aplicar a teoria”, diz.

Os estudantes atuarão em cinco áreas: clínica médica, cirurgia geral, ginecologia, pediatria e saúde pública. Trabalhando sob supervisão contínua de um médico, os acadêmicos irão atender nas unidades de saúde, além do Hospital Evangélico Goiano, Santa Casa, Hospital de Urgências e Hospital Municipal.

A coordenadora do internato em Saúde Coletiva e Medicina de Família e Comunidade, Sylvana Castro, afirma que o diferencial da instituição, está no método que foi elaborado. “Eles irão trabalhar em pequenos grupos, o que permitirá mais prática, além de aperfeiçoarem o conhecimento, tendo contato com a área mais de uma vez”. E acrescenta: “Agradecemos a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que é fundamental para a realização deste internato”, concluiu.