28/11/2011

Desafios – 28.11.2011

Ouvidor compartilha experiências no XI Encontro do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários

Foto: Arquivo pessoal

Roberto Alves ao lado da vice-presidente do Fórum, Maria Aparecida
Ferreira Medeiros

Uma atuação pautada na ação independente, sob os princípios da ética, moralidade e eficiência. Este foi o eixo que norteou os debates do XI Encontro do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários, realizado entre 14 e 16 de novembro, em São Paulo. Presente ao evento e também ao XVI Congresso Brasileiro de Ouvidores (16 a 18/11), o ouvidor da UniEVANGÉLICA, professor Roberto Alves Pereira, afirma que representaram momentos significativos de compartilhamento de experiências.

O professor Roberto Alves destaca que se reiterou, durante os dois encontros, a necessidade de que as instituições concedam às ouvidorias autonomia, estabilidade e condições estruturais para atendimento aos seus públicos, com o objetivo de garantir credibilidade aos serviços oferecidos.

Mais que uma instância de repasse de demandas (solicitações, reclamações e sugestões), as ouvidorias precisam assumir uma postura participativa nos processos de planejamento e de tomada de decisões institucionais. “Acredita-se que as ouvidorias devem exercer o papel de agentes de mudanças estruturais nas instituições em que atuam”.

Na opinião dos participantes do encontro, é fundamental que haja uma política de avaliação das ouvidorias universitárias por parte do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Nesse sentido, elaborou-se um documento solicitando ao ministério que estabeleça instrumentos de avaliação específicos para as ouvidorias.

Ouvidoria

A ouvidoria geral da UniEVANGÉLICA foi criada a partir do Núcleo de Apoio ao Discente (UniATENDER), que oferece serviços que atendem as necessidades dos alunos. O trabalho da ouvidoria da UniEVANGÉLICA consiste em atender reclamações, sugestões e elogios dos acadêmicos do ensino superior, dos alunos das unidades de ensino fundamental e médio, bem como dos funcionários.

Para cobrir a demanda do centro universitário e acompanhar as tendências tecnológicas foi criada a ouvidoria online. Na página, tanto a comunidade, como os acadêmicos podem enviar suas dúvidas sobre vestibulares, cursos, eventos, inscrições, etc. “Todas as mensagens são enviadas para o respectivo setor para o devido atendimento”, afirma Roberto Alves.

Há também outros meios de comunicação, como facebook e o twitter aproximando a instituição da comunidade, sanando também, as dúvidas dos alunos. O ouvidor afirma: “A pessoa sempre terá uma resposta do centro universitário, mesmo que não seja possível solucionar o caso imediatamente”, completa.

As sugestões também podem ser feitas pessoalmente na UniATENDER, localizado no Bloco “A”, piso 1. Os horários de atendimentos são de acordo com os períodos de aula, e o sigilo da fonte em todos os canais são garantidos.