28/10/2011
Campus Anápolis

Pesquisa – 28.10.2011

Professoras da UniEVANGÉLICA apresentam trabalhos científicos  no 63° Congresso Brasileiro de Enfermagem

Nos dias 3 a 6 de outubro, a cidade de Maceió foi sede do 63º Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn): Criando e inovando o cuidado de enfermagem. Estiveram presentes no evento, apresentando trabalhos de pesquisa científica, as professoras do curso de Enfermagem da UniEVANGÉLICA Rosana Mendes e Regina Ribeiro, juntamente com a discente do 7º período Josenei Skorek. O evento teve por objetivo a discussão científica de assuntos que contribuíssem para melhoria de saúde das pessoas e coletividade.

Todos os profissionais de enfermagem, interessados de outras áreas de conhecimento e pesquisadores tiveram a oportunidade de apresentar, divulgar e participar dos mais variados temas abordados nas conferências, comunicações livres, mesas redondas e apresentações de pôster.

O pôster apresentado pela professora Rosana e a aluna Josenei teve como tema Utilização do Cateter Central de Inserção Periférica - Ccip. O trabalho foi desenvolvido com pesquisas de campo e teve como objetivo apontar os cuidados de enfermagem e a adesão ao uso do cateter em unidade de terapia intensiva pediátrica e neonatal. Os resultados apontaram para o bom uso das novas tecnologias, bem como a conquista profissional do enfermeiro em desempenhar um procedimento que requer habilidade técnica e científica de significância para tratamento e recuperação dos clientes.

O trabalho Síndrome De Burnout e a Saúde Ocupacional em Profissionais de Enfermagem foi desenvolvido pela discente Josenei (relatora) com contribuição da professora Rosana. Baseado em pesquisas bibliográficas, chegou-se a concordância entre os autores de que “ser enfermeiro” é pertencer a uma profissão estressante. Os trabalhadores da área buscam o reconhecimento de seu papel perante a sociedade, enfrentado dificuldades que causam repercussões emocionais, afetando o desenvolvimento do trabalho e sua qualidade de vida.

Pesquisando a relação entre sustentabilidade ambiental, manutenção da vida e saúde humana, a professora Regina apresentou estudo intitulado Sustentabilidade Ambiental como Forma de Manutenção da Vida e Saúde Humana. Com os resultados, pode-se observar que a má utilização dos recursos naturais possui consequências desastrosas tanto para o meio ambiente, quanto para as espécies no planeta. Mediante a esses fatos, os enfermeiros têm capacidade de interagir e intervir efetivamente nas questões ambientais que envolvam o processo saúde e doença.