05/09/2011

Pesquisa – 5.9.2011

Trabalho sobre integração do ensino, pesquisa e extensão no curso de Fisioterapia é aceito para apresentação no 5º CBEU

Considerado o maior evento de extensão do Brasil, o 5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU) acontece de 8 a 11 de novembro, na capital gaúcha, Porto Alegre. E a UniEVANGÉLICA estará presente na programação científica por meio do curso de Fisioterapia, que teve trabalho aprovado para apresentação. Monitoria de extensão: um relato de como aliar ensino, pesquisa e extensão dentro do curso de Fisioterapia de uma instituição de ensino superior no município de Anápolis – GO é o título do estudo realizado pelas professoras Viviane Lemos Fernandes, Luciana Caetano e Fabiane Alves Fernandes.

O objetivo do trabalho, um dos 1.300 selecionados entre os 2.550 inscritos, é relatar a experiência da implantação da monitoria de extensão, que surgiu para sanar a necessidade que a coordenação de extensão e pesquisa do curso de Fisioterapia tinha em envolver os alunos e docentes nas atividades extensionistas e de incluir nessas ações um caráter de educação em saúde e de pesquisa. Segundo a diretora do curso de Fisioterapia, professora Viviane Lemos Fernandes, a pesquisa relata as atividades realizadas entre setembro de 2010 e junho de 2011.

A implantação do projeto da monitoria de extensão refletiu, afirmam as professoras, na melhoria da qualidade das atividades extensionistas e, sua execução, só foi possível graças à integração entre professores, alunos e coordenações de extensão e pesquisa. "Consideramos a monitoria de extensão uma atividade pioneira e promissora dentro do curso de Fisioterapia da UniEVANGÉLICA e uma excelente ferramenta para aliar ensino-pesquisa-extensão", avalia a diretora.

Segundo as pesquisadoras, em um ano de monitoria foram feitas 33 atividades extensionistas pelo curso e a maioria conseguiu apresentar caráter científico. Destes eventos, surgiram então trabalhos que foram enviados para eventos científicos.

"Essa monitoria ampliou os horizontes não só dos monitores, mas dos próprios alunos que participaram das atividades extensionistas, pois levou o aluno a desenvolver um raciocínio crítico e reflexivo", ressaltam as professoras.

As professoras explicam como funciona o projeto de monitoria: "Todos os monitores tiveram oportunidade de elaborar e desenvolver projeto extensionista, sob orientação de um professor. Para elaborar o projeto, o acadêmico fez uma visita in loco para verificar a realidade e as necessidades da comunidade a ser atendida. A partir dessas informações, o monitor juntamente com o docente elaboraou as atividades a serem desenvolvidas, inclusive que pesquisa de campo poderia ser executada no local. Após elaboração do projeto, o monitor participou de toda preparação que antecede o evento".

Clique aqui para acessar o site do 5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária.