Extensão – 1º.9.2011
Uma experiência inigualável, afirmam participantes sobre Projeto UniCIDADÃ Itinerante/Projeto Marco Zero“An unique experience “, relate the group of students and teachers that were engaged in the “Unicidadã –Marco Zero project (texto em inglês).
Uma experiência inigualável, definem os participantes do Projeto UniCIDADÃ Itinerante/Projeto Marco Zero a respeito do que vivenciaram, durante uma semana – 21 a 28 de agosto – na cidade de Santarém, no Pará, atendendo a comunidade ribeirinha que vive na região do Rio Arapiuns. A atividade, realizada em parceria com Asas de Socorro, representa a ampliação das fronteiras extensionistas da UniEVANGÉLICA, com foco no desenvolvimento social e na promoção do bem-estar do ser humano. Professores e acadêmicos dos cursos de enfermagem e odontologia foram responsáveis pelos atendimentos propostos em turnos ininterruptos, que rendeu uma vasta quantidade de procedimentos tanto na área de saúde bucal e cuidados de enfermagem (quadro abaixo).
O coordenador de Extensão da UniEVANGÉLICA, professor Marcelo Mello, destaca: "Os números registrados mais que mera produção, acreditamos foram além desta perspectiva, pois, promoveram a melhoria da qualidade de vida da população atendida, superando o que foi planejado, o que evidencia a sua relevância e nos qualifica para outras oportunidades". As ações de extensão foram desenvolvidas a bordo do Navio Abaré, de propriedade da organização Terre des Homme Holanda e administrado pela empresa Sauer & Sauer.O professor Marcelo Mello destaca, também, que o sucesso da missão realizada se deveu à decisiva parceria com Asas de Socorro, com o apoio logístico por meio do uso de sua aeronave PT-WKG, na coordenação do piloto Lelis Fachini juntamente com os dois pilotos César Ribeiro e Andrés Arevalo, e a utilização de um ultraleve da Missão Sal e Luz da Amazônia com capacidade para pousos em áreas curtas dos rios onde o avião de Asas não podia pousar. Teve por outra parte, a participação importante com a contribuição da base de Santarém-PA na organização da estada no navio, realizada por sua coordenadora Ester Camilo Alves, que não envidou esforços para que tudo ocorresse dentro do previsto, completa Marcelo Mello.
Os representantes da organização Terre des Hommes e dos administradores do barco Abaré também avaliaram positivamente as atividades. "O que mais chamou a atenção deles foi nossa responsabilidade, dedicação, espírito de colaborativo e atendimento ao paciente com desempenho técnico, cristão e humanizado", ressalta Marcelo Mello. E acrescenta: "O projeto proporcionou a todos os participantes conhecerem a realidade multicultural da região do Arapiuns, a riqueza cultural e as desigualdades sociais apresentadas, bem como, a possibilidade das trocas de saberes, informações e práticas populares com a população atendida".
O projeto teve dois grandes objetivos: promover ações de extensão na área de atendimento à saúde, por meio de atividades desenvolvidas pelos cursos de enfermagem e odontologia para populações das comunidades ribeirinha da bacia do Arapiuns, bem como, realizar uma pesquisa para levantar as condições socioeconômicas de vida das comunidades carentes nesse local. O itinerário foi previamente definido a partir de uma visita realizada por um grupo composto por membros da UniEVANGÉLICA e Asas de Socorro em fevereiro de 2011, sob a coordenação do piloto responsável pelo Núcleo de Desenvolvimento Logístico de Asas de Socorro, Lelis Fachini, que foi o idealizador do projeto. Clique aqui para ver mais fotos do projeto.
Pesquisa
Quanto à iniciativa de pesquisa promovida pelo Núcleo
de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento de Povos e Comunidades tradicionais (NEP-DPCT) pode-se dizer que este período de pesquisa de campo foi um sucesso concreto e absoluto. Pode-se dizer com segurança que o Levantamento Socioeconômico Participativo do Arapiuns (LSEP) foi bem sucedido, pois alcançou inequivocamente seu objetivo geral, ou seja, levantar dados suficientes e necessários para a composição de um Diagnóstico Socioeconômico do Arapiuns que já começará a ser confeccionado agora.
Mesmo com todas as dificuldades impostas pela distância, pela difícil comunicação com os comunitários e até mesmo dificuldades de agenda entre a os pesquisadores e a população comunitária (que por vezes não se encontrava na comunidade, mas trabalhando em suas "colônias"), a equipe de pesquisadores conseguiu visitar treze comunidades ao todo, número já muito bom para uma amostragem significativa das comunidades carentes.
Ao todo foram entrevistados mais de 120 comunitários e moradores da microregião do vale do Arapiuns, com especial foco nas regiões do Alto Arapiuns, Alto Aruã e Médio Maró. Foram aplicados pelo menos 100 questionários e obteve-se aproximadamente quase 80 horas de entrevistas digitais gravadas e mais de 220 fotos significativas que juntamente com os demais instrumentos de pesquisa, ajudarão a construir um retrato fiel da realidade socioeconômica da região do Arapiuns, a que se quer transformar, afirma o professor Edward.
Consideramos que parte significativa do sucesso desta pesquisa deve-se em grande parte à inigualável parceria com Asas de Socorro sem a qual não teríamos condições logísticas mínimas de sucesso. Seu apoio por meio da disponibilização de um hidroavião foi fundamental para o sucesso desta pesquisa, e sem dúvida alguma será fator fundamental para o sucesso do futuro deste projeto de transformação positiva desta dura realidade.
A pesquisa desenvolvida irá oferecer, quando seus resultados qualiquantitativos estiverem prontos, o norte necessário para as novas investidas, de maneira a subsidiar o que fazer e onde fazer, afirma o professor Edward Mantonelli Luz.
© Copyright UniEVANGÉLICA 1947 - 2024