26/08/2011

Saúde – 26.8.2011

Estudante do curso de Farmácia é convidado a publicar artigo sobre uso de anabolizantes nas academias de Anápolis

Um estudo sobre o uso de anabolizantes por freqüentadores de academias de Anápolis, apresentado durante a 63º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), rendeu ao estudante Paulo Isaac Dias Assunção, convite para escrever um artigo para o jornal Mundo Jovem. O jornal é uma publicação da Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), direcionado, principalmente, a alunos e professores do Ensino Médio. Paulo Isaac é aluno do 8º período do curso de Farmácia.

A pesquisa, realizada como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e orientada pelo professor Tiago Branquinho Oliveira, confirmou os dados da literatura acerca da elevada incidência de uso de esteróides anabólicos por praticantes de musculação. Outro dado confirmado pela pesquisa, intitulada O Uso de Esteróides Anabólicos Androgênicos em Usuários de Academias de Anápolis-Goiás, é a facilidade de acesso a essas substâncias. Paulo Isaac destaca que seu artigo tem como base o trabalho de conclusão de curso do egresso do curso de farmácia Waverley Carneiro de Sousa Junior.

Para tentar minimizar o problema, que apresenta características epidêmicas, o estudante acredita que é preciso investir em medidas preventivas como, por exemplo, obrigar academias a oferecer informações sobre esses produtos e os efeitos negativos que podem acarretar à saúde do usuário. Outra sugestão apresentada é a criação de serviços de assistência na rede pública de saúde especialmente para pessoas afetadas pela utilização de anabolizantes.

Segundo o estudante, o trabalho, desenvolvido por acadêmicos do curso de Farmácia da UniEVANGÉLICA e faz parte da Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Sociais sobre Drogas, do Grupo de Pesquisa da Instituição composto pelos professores Cristine Miron Stefani, Roberto Alves Pereira e Tiago Branquinho Oliveira. Ele afirma: "Buscamos um levantamento não só sobre o uso, mas também sobre o entendimento que os usuários de academias de Anápolis tinham sobre as substâncias anabolizantes e suas formas de aquisição".

O trabalho acrescentou bastante no delineamento do perfil dos usuários das academias de Anápolis, bem como mostrou que a falta de informação do usuário pode levar ao uso irracional destas substâncias, afirma o estudante. É um trabalho que acrescenta na adoção de medidas preventivas, direcionando as possíveis ações municipais, e serve como incentivo para o meio acadêmico farmacêutico, como exemplo para pesquisas que auxiliem e contribuam para o desenvolvimento da cidade com a promoção da saúde, avalia Paulo Isaac.

Sobre o convite, Paulo Isaac acredita que se deve ao fato de que esse é um tema sobre o qual pouco se discute ainda e a falta de informação entre os jovens pode gerar danos tanto no seu desenvolvimento corporal quanto em sua saúde futura.