15/06/2011

Engenharia de Computação/Sistemas de Informação

Diretora faz palestra sobre importância das fábricas acadêmicas de tecnologia na formação de profissionais com perfil exigido pelo mercado

Foto: Eduardo Coelho

A diretora dos cursos de Engenharia de Computação e Sistemas de Informação, professora Viviane Carla Pocivi Batista, fez palestra no Instituto Federal de Goiás – unidade de Inhumas, na noite desta terça-feira. Ela apresentou uma reflexão acerca da demanda no mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação e Comunicação e apontou alternativas que podem minimizar o problema que afeta não só o Brasil. A participação da diretora integra a programação da Jornada Acadêmica, que reúne alunos dos cursos de Informática, Química e Suporte e Manutenção de Computadores, entre os dias 13 e 15 de junho.

Segundo a professora Viviane Carla, sua experiência com a Fábrica de Tecnologias Turing (FTT) a faz acreditar que as fábricas acadêmicas de softwares se constituem como opções consistentes para a formação do perfil profissional em TIC, alinhada às necessidades emergentes desse mercado. Na palestra, a diretora apresentou a FTT, que é um dos diferenciais dos cursos de computação da UniEVANGÉLICA, criada com o objetivo de aproximar e articular as teorias e práticas exercitadas no curso e a realidade da área de TIC para o mercado.

FTT

A Fábrica de Tecnologias Turing (FTT) é um ambiente de aprendizado e desenvolvimento de Tecnologias na área de Computação. Sua estrutura funcional está divida em três núcleos: Núcleo de Pesquisa (NP), Núcleo de Capacitação (NC) e Núcleo Fábrica de Software (NFS).

O Núcleo de Pesquisa apoia o desenvolvimento de Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso e demais atividades de Pesquisa produzidas nos Cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da UniEVANGÉLICA.

O Núcleo de Capacitação entrou em efetivo funcionamento em setembro de 2008. O principal objetivo desse núcleo é realizar atividades de capacitação profissional e repassar os conhecimentos e experiências adquiridas nos projetos de desenvolvimento de sistemas que são executados pelo NFS.

O Núcleo Fábrica de Software tem por objetivo promover a aproximação entre a teoria estudada nos bacharelados e a prática exigida pelo mercado de trabalho. Esse núcleo é divido em vários centros, onde cada um é responsável por um conjunto de atividades do processo de desenvolvimento de sistemas de informação.

14/6/2011