Apresentação do Curso

Objetivos

Gerais

Habilitar o profissional para atuar em instituições educacionais públicas e privadas, de educação básica e profissional, desenvolvendo funções de direção, supervisão, coordenação e orientação educacional, segundo princípios de gestão estratégica e empreendedora, que lhe possibilitem identificar os desafios inerentes às suas funções e criar oportunidades para a sua superação, com criatividade, iniciativa e capacidade de inovação nos aspectos educacionais.

Específicos

  • Compreender as políticas educacionais no contexto da história do processo político Brasileiro.
  • Analisar criticamente a educação brasileira enquanto direito, sua estrutura e financiamento; conhecer os dispositivos da LDB – Lei 9394/96, Constituição Federal de 1988 e Fundo de
  • Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB);
  • Compreender o contexto sócio-político, legal e administrativo em que se desenvolvem as atividades escolares e a sua importância no trabalho educacional;
  • Refletir sobre o papel da escola e demais instâncias educativas da sociedade  contemporânea e as implicações para a gestão educacional.
  • Conhecer as instâncias de atuação da gestão, bem como os aspectos inerentes à ação de gerir;
  • Identificar, analisar e discutir as tendências e atuais desafios da gestão educacional;
  • Conceituar, caracterizar e discutir a gestão democrática: sujeitos, objetivos, tempos e espaços;
  • Distinguir/diferenciar os sujeitos, tempos, espaços e funções do âmbito da gestão em cada modalidade educacional;
  • Compreender o papel do gestor e sua função política no cumprimento, articulação e construção das políticas públicas educacionais;
  • Identificar por meio da observação direta em unidades escolares, práticas administrativas, analisando-as a partir de referenciais teóricos, traçando o perfil da instituição quanto  à sua estrutura organizacional e dinâmica de funcionamento
  • Analisar o trabalho da equipe gestora quanto ao planejamento, nível de participação, gerenciamento de recursos humanos, infraestrutura, projeto político-pedagógico e integração da instituição com a comunidade
  • Atuar cientificamente sobre a realidade educativa da educação inclusiva no âmbito da gestão escolar

Publico Alvo

Destina-se a graduados que necessitem ou que tenham interesse em habilitar-se para a gestão de instituições educacionais de educação básica ou profissional, públicas ou privadas, ou àqueles já habilitados que pretendem investir no seu desenvolvimento profissional.

Módulos

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DA GESTÃO ESCOLAR 40h
FUNDAMENTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO 40h
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL 40h
GESTÃO DE PESSOAS NO ÂMBITO EDUCACIONAL 40h
O GESTOR ESCOLAR E AS NOVAS TECNOLOGIAS 40h
PRÁTICA I – PEDAGÓGICA 40h
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR 20h
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO I 20h
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO II 32h
ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA: CURRÍCULO, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO 40h
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO 40h
PRÁTICAS DE ESTÁGIO II – ADMINISTRATIVO 40h
TCC – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO  
TOTAL 432h