Apresentação do Curso

OBJETIVOS:

Promover reflexão crítica sobre a Educação Superior e o papel do professor neste contexto. E especializar os profissionais para atuarem no ensino superior.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

-Definir de acordo com os princípios filosóficos, históricos e sociológicos as diretrizes políticas da educação superior e as bases para uma concepção teórico-metodológica para a docência do ensino superior;

-Analisar os processos psicológicos e as concepções pedagógicas e os instrumentos que operacionalizam os projetos pedagógicos dos cursos superiores;

-Planejar, desenvolver e avaliar as atividades de aprendizagem do ensino superior;

-Discutir o significado ético, social e pedagógico do papel do professor do ensino superior.

PÚBLICO-ALVO

Professores universitários que pretendam aperfeiçoar suas atuações docentes ou graduados de diferentes áreas que tenham interesse em ingressar na docência do ensino superior.

Módulos

FILOSOFIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR- 40h/a

METODOLOGIA DA COMUNICAÇÃO ORAL- 40h/a

POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO- 40h/a

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM- 40h/a

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO- 40h/a

DIDÁTICA, METODOLOGIA E AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR- 60h/a

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO- 40h/a

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E PRÁTICA DOCENTE- 40h/a

EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR – 40h/a

EDUCAÇÃO, ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL – 30h/a

COACHING EDUCACIONAL -20h/a

SEMINÁRIOS – 10h/a

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -TCC- 40h/a

TOTAL: 480 h/a