A Universidade Evangélica de Goiás, através do Projeto Institucional UniEVANGÉLICA Cidadã Itinerante – ImunizAÇÃO Educação em Saúde, coordenado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária, convida as Ligas Acadêmicas da instituição para fazerem parte do projeto.

As ligas devem apresentar propostas de atividades de saúde e educação que devem ser realizadas junto à comunidade em unidades de saúde ou escolas. Um dos objetivos é fomentar nas ligas acadêmicas a proposição e o planejamento de atividades que promovam esclarecimentos e orientações sobre a vacinação, bem como acerca das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

Além disso, a participação das ligas visa capacitação dos acadêmicos envolvidos, o desenvolvimento de pesquisas científicas e o despertar na comunidade acadêmica do senso de engajamento e participação social.

Para participar, a liga deve possuir registro junto à coordenação do curso, estar com a documentação em dia e atender as propostas do chamamento.

Inscrições e Resultados

As inscrições vão ser realizadas até o dia 15 de maio e os interessados devem anexar ao email: responsabilidade.social@unievangelica.ed.br o Formulário de Proposição das Atividades e o Termo de Anuência com o assunto: Projeto ImunizAÇÃO 2024 + sigla da Liga Acadêmica.

O resultado final será divulgado no dia 20 de maio. Para mais informações, confiram os documentos em anexo.

Projeto

O Projeto Institucional UniEVANGÉLICA Cidadã Itinerante – ImunizAÇÃO Educação em Saúde é realizado em parceria com a Secretaria de Saúde do Município de Anápolis, por meio da Escola Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica - Setor de Imunização. Ele foi criado a partir da necessidade de aumentar a cobertura vacinal no município, de forma homogênea, ampliando o acesso à informação sobre os imunizantes, para desenvolver ações de educação permanente em saúde e participar das campanhas de vacinação, sejam elas de rotina ou contra a COVID-19, vinculadas ao Centro de Referência de Imunológicos Especiais (CRIE).

O Projeto começou em 2023 em resposta a um problema de saúde pública municipal, evidenciado pelos baixos índices de cobertura vacinal em 2021, os quais se mantiveram abaixo de 50%, mesmo em um ano de intensa pandemia. Em 2022, houve um aumento modesto desses percentuais, inferior a 10%. Diante desse cenário, os principais objetivos do Projeto são: a) promover a conscientização sobre a importância da vacinação e das doenças que podem ser prevenidas por ela; b) ampliar o acesso às vacinas para todos os cidadãos, independentemente da idade, e em diversos pontos da cidade; e c) difundir a informação sobre a necessidade de seguir o Calendário Nacional de Vacinação. Na edição atual, o Projeto incorporou a abordagem acerca da dengue, considerado um grave problema nacional que, segundo o Centro de Operações de Emergência (COE), responsável pela coordenação das ações de resposta às emergências em saúde pública, aponta a região Centro-Oeste com o maior coeficiente de incidência no país, registrando várias mortes confirmadas no município de Anápolis. Compreendendo o grave impacto de ambos os problemas na cidade, a UniEVANGÉLICA visa, por meio do projeto, implementar ações educativas e de saúde que possam impactar no acesso à informação e conscientização da população, de forma a contribuir na qualidade de vida e o bem-estar da comunidade.