Segunda a Sexta-feira
07:30 - 17:30
O Biotério Central da UniEVANGÉLICA está localizado na Área Experimental,ocupando uma área de 208,88 m². Possui um anexo com 90m2 onde são mantidas serpentes dos Géneros Crotalus, Bothrops e Boa. Conta com uma Comissão de Ética no Uso de Animais – CEUA registrada junto ao CONCEA/MCTI com CIAEP de n° 01.0502.2018. O corpo técnico do Biotério passa por constantes capacitações que visam a melhoria da qualidade dos serviços prestados e com foco na Redução, Substituição e Refinamento do uso de animais em experimentos.
Dispõe de uma ampla e rica estrutura com equipamentos e animais para as diversas áreas da pesquisa. O laboratório possui quatro salas para experimentação, duas salas de criação, sendo uma para ratos e outra camundongos, quarentena, deposito de ração e maravalha, sala de procedimentos invasivos, bancadas de procedimentos e/ou estudos, recepção, DML, e setor de higienização de materiais.
O Biotério produz atualmente ratos WISTAR e camundongos Balb/C. Seguindo o protocolo da CEUA (Comissão de Ética no Uso de Animais) nos fornecimentos de animais para pesquisa de conclusão de curso, iniciação científica nas modalidades PIBIC, PIBIT e PVIC, pesquisas de mestrado e de doutorado.
Áreas de Estudos que Atende: Ciências Biológicas Farmácia Agronomia Medicina Veterinária Programa de Pós-graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (PPGST-MA) Núcleo de Educação Ambiental.
Disponibilizar para a comunidade científica e acadêmica animais de laboratório produzidos em conformidade com preceitos éticos e morais, adequando e incorporando recursos humanos, físicos e materiais que permitam sua criação com qualidade genética, sanitária e ambiental definidas e controladas, de acordo com recomendações nacionais e internacionais, além de proporcionar orientação técnica e serviços de apoio às atividades com manejo científico de animais aos biotérios setoriais das Unidades de Ensino e Pesquisa sediadas no Campus da UNIEVANGÉLICA.
© Copyright UniEVANGÉLICA 1947 - 2025