29/02/2024
Todos os Campi

a última quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024, a Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA e a Missão Kophós celebraram um marco importante para a comunidade surda no Brasil: o lançamento do Novo Testamento (NT) da Bíblia em Língua Brasileira de Sinais - Libras. O evento ocorreu no Auditório Richard Edward Senn, no Colégio Couto Magalhães, em Anápolis (GO).

O projeto, que teve início em 2019, representou uma iniciativa conjunta da UniEVANGÉLICA e da Missão Kophós, com o objetivo de traduzir a Bíblia para Libras. O Novo Testamento foi completamente traduzido por pessoas surdas, com apoio linguístico e teológico de especialistas bilíngues, marcando assim um momento de protagonismo e inclusão na comunidade surda.

"É uma oportunidade singular essa parceria para a tradução do Novo Testamento para a Língua Brasileira de Sinais. Esse projeto faz parte da missão confessional da Universidade Evangélica de Goiás", afirmou Carlos Hassel Mendes, Reitor da UniEVANGÉLICA.

"A finalização da tradução para Libras no Novo Testamento representa, sem dúvidas, uma conquista, primeiramente para a comunidade surda, uma vez que a metodologia pressupõe o protagonismo dos surdos em todas as etapas do processo", declarou o pastor Rocindes José Corrêa, coordenador do UniMISSÕES.

Em cinco anos de trabalho, o projeto, inicialmente denominado DOT Brasil, ganhou abrangência nacional e foi rebatizado como TPS - Tradução com Protagonismo Surdo, refletindo a participação direta dos surdos na tradução do texto sagrado. Além da tradução, o projeto visa apoiar a comunidade surda em áreas como formação, evangelismo e discipulado, culminando na criação da primeira Agência Missionária no Brasil com foco exclusivo no alcance dos surdos.

Uma das contribuições mais significativas do projeto é o enriquecimento do léxico em Libras. A equipe responsável pela tradução do Novo Testamento criou 377 novos sinais para termos teológicos e nomes de lugares, proporcionando uma experiência mais completa e acessível para a comunidade surda.

"Hoje é uma ocasião festiva em que estamos celebrando o encerramento de uma etapa desse projeto em que uma equipe trabalhou arduamente para traduzir um novo testamento para a Língua Brasileira de Sinais, Libras", destacou Augusto Cesar Rocha Ventura, presidente da Associação Educativa Evangélica.

A Bíblia em Libras, disponível gratuitamente através do site e do aplicativo da Bíblia TPS, representa não apenas uma ferramenta religiosa, mas também um marco na formação da identidade cultural dos surdos brasileiros. Com mais de 300 línguas de sinais no mundo, a tradução do Novo Testamento em Libras é um passo significativo rumo à inclusão e ao fortalecimento da comunidade surda no Brasil.

O lançamento do Novo Testamento em Libras marca o início de um novo momento de acesso e compreensão do texto sagrado para a comunidade surda no Brasil. O evento foi prestigiado por representantes da Universidade Evangélica de Goiás, da Missão Kophós, bem como por membros da comunidade surda e líderes religiosos de diversas denominações e agências missionárias.

Para acessar a Bíblia em Libras e obter mais informações sobre o projeto TPS, visite o canal do Youtube Biblia TPS. Também há um aplicativo da Bíblia em Libras,  disponível para download na loja Google Play.

Este lançamento representa um passo significativo rumo à inclusão e à acessibilidade religiosa para a comunidade surda no Brasil, demonstrando o compromisso da UniEVANGÉLICA e da Missão Kophós com a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade cultural e linguística do país.