Enquanto centenas de candidatos participam do vestibular de Medicina neste domingo, 1º de junho, a Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA – celebra uma conquista que reafirma a força do seu projeto pedagógico: o curso foi classificado entre os 20 melhores do Brasil e como o melhor de Goiás, de acordo com o Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador oficial do Ministério da Educação (MEC). Mais do que números, esse reconhecimento reflete uma proposta formativa que prioriza o protagonismo do aluno, o contato precoce com a realidade da profissão e uma abordagem humanizada do cuidado em saúde.
Desde o primeiro semestre, os estudantes de Medicina da UniEVANGÉLICA são inseridos em práticas reais de atendimento, com forte vínculo com o Sistema Único de Saúde (SUS) e com a comunidade. São projetos de extensão, estágios e ações sociais que colocam o aluno diante dos desafios da profissão antes mesmo de entrar no internato. Esse contato frequente com o paciente, com as equipes de saúde e com os territórios de cuidado contribui para a formação de médicos empáticos, preparados para ouvir, acolher e decidir com responsabilidade.
“A formação médica precisa ser vivida com intensidade e verdade desde o início. Aqui, o estudante aprende com a prática e com o outro, desenvolvendo não apenas habilidades técnicas, mas sensibilidade e senso ético”, destaca a coordenadora do curso, professora Priscilla Usevicius.
O aluno como protagonista
Com base na metodologia ativa, especialmente o Problem-Based Learning (PBL), a graduação estimula o estudante a pensar, investigar e agir como futuro médico. Em vez de aulas expositivas convencionais, os alunos são desafiados a resolver casos clínicos reais, em pequenos grupos, sob a orientação de tutores. O processo favorece o desenvolvimento de competências como pensamento crítico, raciocínio clínico, trabalho em equipe e comunicação.
“O aluno não é um receptor passivo. Ele é o centro do processo e aprende a tomar decisões com base em evidências, valores humanos e responsabilidade social”, reforça Priscilla.
Experiências que transformam vidas – dentro e fora do país
A busca por formar médicos conscientes do seu papel no mundo também atravessa fronteiras. Um dos destaques do curso é o estágio internacional em Angola, promovido pelo projeto UniMissões. Nele, os estudantes vivenciam o cuidado em saúde em uma realidade desafiadora e profundamente transformadora, atuando em hospitais de Lubango e com a ONG Criança Feliz.
“É um mergulho em outra cultura, outro sistema de saúde, outras carências. Isso amplia a perspectiva dos alunos e impacta não só sua prática profissional, mas sua maneira de ver o mundo”, afirma Julia Marinho, coordenadora dos projetos da UniEVANGÉLICA em Angola.
Além da vivência internacional, os alunos também percorrem diferentes regiões do Brasil, atuando em comunidades diversas, o que enriquece ainda mais sua formação.
Para o reitor Carlos Hassel Mendes, o destaque nacional é consequência de um trabalho coletivo e comprometido com a formação integral. “Investimos em estrutura, tecnologia e, acima de tudo, em pessoas. Nossa missão é formar médicos preparados para lidar com a complexidade da vida, com ética, sensibilidade e competência”, afirma.
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