09/06/2023

Comprometida com as iniciativas de garantia da justiça, a Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA) receberá na próxima quarta-feira, 14 de junho, a 9ª edição do Programa Conversando com a Justiça Eleitoral, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE). A iniciativa será promovida na forma de audiência pública e terá como tema a 'Formulação de propostas de metas nacionais da Justiça Eleitoral'.

O programa já percorreu diversos municípios goianos desde 2019, obtendo expressivo alcance na promoção de debates sobre o processo eleitoral, esclarecendo pontos importantes à sociedade, destacando a transparência, segurança e integridade das eleições informatizadas.

Na ocasião, de forma inédita, será realizada ainda uma Audiência Pública com a finalidade de proporcionar discussão acerca das Metas Nacionais do Poder Judiciário para o ano de 2024. Essa iniciativa está alinhada às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e possibilitará a expressão de opinião dos participantes.

"O processo eleitoral é um tema rico que deve ser discutido junto à sociedade. Nesse sentido, a Associação Educativa Evangélica tem a honra de receber essa edição da audiência pública, contribuindo com o debate que será realizado", destaca o presidente da AEE e Chanceler da UniEVANGÉLICA, Dr. Augusto César Rocha Ventura.

Para o Reitor Carlos Hassel Mendes, "a iniciativa contribuirá ainda para a produção do conhecimento no ambiente acadêmico, uma vez que estudantes e docentes dos mais diversos cursos da UniEVANGÉLICA estarão presentes. É uma ação louvável da Justiça Eleitoral, que renderá bons frutos".

O Coordenador do Curso de Direito da UniEVANGÉLICA, Professor Daniel Gonçalves Mendes da Costa, ressaltou a tradição da instituição em receber esse tipo de ação. "Possuímos várias parcerias nas mais diversas áreas do Direito. A audiência pública, com certeza, é muito esperada por toda a comunidade acadêmica, pela sua relevância e impacto na comunidade", pontua.

Para o Profº Herbert Emílio Araújo Lopes, Supervisor do Núcleo de Atividades Simuladas do Curso de Direito da UniEVANGÉLICA, receber um evento com este debate aproxima o cidadão da Justiça Eleitoral: “A importância em relação a essa temática ser discutida no ambiente estudantil é justamente trazer o eleitor e o cidadão para entender um pouco mais o que é a justiça eleitoral".

Após a audiência pública, será realizada a palestra 'Os desafios da Justiça Eleitoral frente à modernidade', com o Diretor-geral do TRE/GO, Wilson Gamboje Júnior, às 19h30.

Às 20h10, o Simpósio Democracia x Desinformação ocorrerá, com participação da Jurista Dra. Samara Castro e do Juiz Federal e Juiz Membro do TRE-GO Dr. Juliano Taveira Bernardes, com mediação do Jurista Dr. Wandir Allan de Oliveira. Ambas as atividades serão promovidas no Salão Nobre do Colégio Couto Magalhães.

Audiência Pública para formulação de propostas de metas nacionais da Justiça Eleitoral

Data: 14 de junho (quarta-feira)

Local: Auditório Richard Senn (Colégio Couto Magalhães)