07/10/2022
Campus Anápolis

Nesta quinta-feira, dia 6 de outubro, a Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA, recebeu a visita da professora Sílvia Lizett Olivares, Diretora dos programas de Mestrados e Doutorados da Universidad de Monterrey, localizada na região metropolitana da cidade de Monterrey, no México. 

A representante da instituição, considerada uma das mais tecnológicas do mundo, realizou uma conferência para compartilhar com os coordenadores de cursos, membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e professores e trocar experiências inovadoras na educação.  

Para Carlos Hassel Mendes, reitor da UniEVANGÉLICA, a visita vai ao encontro da missão da universidade, que tem alocado esforços no processo de internacionalização com pesquisas, estudos, intercâmbios e demais trocas de conhecimentos relevantes para a sociedade. “Anualmente, ampliamos nossos contatos e estreitamos o relacionamento com instituições de outros países. A parceria com a Universidad de Monterrey com certeza contribuirá com o ensino de medicina na nossa universidade", diz.

A professora-doutora Cristiane Bernardes, pró-reitora acadêmica, faz eco. "A Associação Educativa Evangélica, mantenedora da UniEVANGÉLICA, investe em novas tecnologias, do ensino fundamental ao doutorado. A professora Sílvia Lizett Olivares, diretora dos programas de mestrados e doutorados na Universidad de Monterrey, acrescentou muito em sua visita à instituição. Estamos em constante aprimoramento da excelência de nossos cursos e com certeza oportunidades como essa são de grande valia", esclarece.

Segundo o professor doutor Sandro Dutra e Silva, pró-reitor de pós-graduação, pesquisa, extensão e ação comunitária, o ensino na UniEVANGÉLICA vai além das salas de aula. “Queremos que nossos acadêmicos estejam preparados para as novas tecnologias e tenham acesso ao que há de mais moderno no ensino da medicina. Já somos referência em pesquisa em muitas áreas e com certeza o curso de medicina e demais áreas da saúde só têm a ganhar", afirma.

Augusto Cesar Rocha Ventura, presidente da Associação Educativa Evangélica (AEE), por sua vez, ressalta que a instituição continuará ampliando suas fronteiras. “Somos referência nos cursos na área de saúde e a parceria com a Universidad de Monterrey beneficiará as duas instituições. Nosso objetivo é estender os avanços da internacionalização a todas as mantidas”, explica.

Relembre

Vale ressaltar que no primeiro semestre do ano representantes da UniEVANGÉLICA estiveram no México para uma visita técnica na Universidad de Monterrey, que aprimorou o conhecimento sobre o uso de tecnologias com foco no paciente.

A equipe realizou uma visita técnica à instituição. Com o compromisso, o grupo conheceu a experiência desta instituição de ensino na formação dos novos médicos e trouxe na bagagem para o Brasil informações úteis que serão utilizadas na Uni.

Participaram da viagem, realizada em março, o vice-presidente da Associação Educativa Evangélica, Ernei de Oliveira Pina, o reitor da UniEVANGÉLICA, Carlos Hassel Mendes, a pró-reitora acadêmica, professora Dra. Cristiane Bernardes, a coordenadora pedagógica do curso de medicina da instituição, professora Priscila Álvares Usevicius e a coordenadora de internato, professora Aila Davis.

Universidade

A Universidad de Monterrey possui importantes programas de saúde junto a instituições locais, como o Hospital Zambrano Hellion TecSalud e Hospital San José Tecnologico de Monterrey (Hospital San José TecSalud), onde profissionais, pesquisadores e estudantes da área de saúde possuem a oportunidade de pesquisar e utilizar os conhecimentos tecnológicos com foco no paciente.

Para Ernei de Oliveira Pina, o compromisso em outro país reforça o caráter educacional da AEE: "em toda a sua história, a Associação Educativa Evangélica buscou e continua buscando estar em sintonia com as novas tecnologias. Seguiremos com essa missão".

"Nós trabalhamos sempre no sentido de aprimorar tudo aquilo que nós estamos fazendo. Todos os nossos processos, sejam eles pedagógicos, de aprendizagem, administrativos ou financeiros partem dessa premissa. A visita teve esse objetivo, conhecer a expertise que a Universidad de Monterrey tem na área da saúde, assim como obter informações úteis sobre o curso de medicina daquela importante instituição, que é referência internacional", declarou à época o reitor Carlos Hassel Mendes.

"Vamos conhecer as estratégias desenvolvidas pela instituição, para que possamos melhorar nossos processos no curso de medicina da UniEVANGÉLICA", destacou ainda. Hassel Mendes lembrou ainda que o curso de Medicina da UniEVANGÉLICA obteve nota 5 no MEC, figurando entre os melhores do país. Ele destaca que o objetivo de ir ao México partiu do desejo de aprimorar cada vez mais o ensino ofertado aos acadêmicos.

"Estamos impressionados com a pujança, com a tecnologia e os avanços da Universidad de Monterrey. É um espaço importante de aprendizado. Eu espero que essas experiências vivenciadas aqui possam nos ajudar a melhorar não somente o curso de medicina, mas todos os cursos que a UniEVANGÉLICA possui", concluiu Carlos Hassel Mendes.

De acordo com a pró-reitora acadêmica, Cristiane Bernardes, a visita ao México trouxe benefícios para a UniEVANGÉLICA: "semana de Imersão na Escola de Ciências e Saúde na Tecnológica de Monterrey esteve voltada para a aprendizagem centrada no paciente e baseada em desafios. É uma proposta educativa integrada e transformadora para os cursos de saúde. A partir da integração de conteúdo, os alunos produzem soluções criativas e inovadoras que impactam indivíduos, grupos e comunidades,  contribuindo para a resolução dos problemas que atingem a sociedade".