26/10/2023
Campus Anápolis

A Universidade Evangélica de Goiás Campus Anápolis, através dos cursos de Engenharia, realiza nesta sexta (27) e sábado (28) um workshop com o Tema: Imersão Planta Solar.

“Vai ser uma imersão para que o aluno tenha a capacidade de entender como funciona a usina fotovoltaica, como funciona a geração de energia, como funciona a montagem e como funciona o gerenciamento de uma usina”, explica o Coordenador Pedagógico dos cursos de Engenharia Mecânica e Elétrica, Prof. Rosemberg Fortes Nunes Rodrigues.

O workshop terá em média 10h de duração e contará com a presença de professores especializados na área. Acadêmicos de Anápolis e Goianésia estão confirmados para participar do curso, que acontece dentro da usina, montada no estacionamento coberto da UniEVANGÉLICA. As vagas já foram encerradas, mas a ideia é que em breve, novos cursos sejam oferecidos.

Vão ter momentos de aulas teóricas e momentos de aulas prática. “Os alunos vão poder, inclusive, colocar a mão no inversor, nas placas e vão aprender como gerenciar de forma geral a usina”, explica o Prof. Rosemberg.

“Os alunos vão ter acesso a uma usina de verdade, acesso a um dos maiores laboratórios de usina fotovoltaica do país instalado em uma universidade. Vão ter a oportunidade de observar um profissional de área, um especialista em gerenciamento de usinas que vai passar conceitos básicos da usina ongrid e offgrid. Pouquíssimas instituições no país conseguem ofertar uma imersão como essa, ainda mais para um aluno que é da graduação ainda”, completa o Prof. Rosemberg.

Usina fotovoltaica

O estacionamento solar foi instalado na Universidade Evangélica de Goiás em 2019 e é um dos maiores do país. O estacionamento tem capacidade para 700 veículos e é utilizado por estudantes e colaboradores da instituição.

A usina também serve como ambiente de pesquisa para a comunidade acadêmica. É utilizada na área de produção e fornecimento de energias renováveis. E utilizada também como ambiente de visitação para visualização das tecnologias instaladas. 

Aspectos técnicos

  • Aproximadamente R$ 5 milhões investidos
  • 2,9 mil placas solares em uma área de 5.630m²
  • Energia de auto geração: 2.463,80 MWh/ano