31/10/2023

Uma equipe do Núcleo de Assuntos Internacionais (NAI), representando a Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA), está em São Paulo participando de um dos maiores encontros de intercâmbio virtual do mundo: a IVEC.

A Conferência Internacional de Intercâmbio Virtual (IVEC) 2023 reúne representantes de 100 universidades de todo o mundo. São cerca de 400 pessoas interessadas em discutir e fortalecer o Virtual Exchange (Intercâmbio Virtual).

“O aluno, em vez de sair de Anápolis e ir para outra universidade fora do país, ele consegue ir para essa universidade só que no formato online. Está dentro de uma proposta que está sendo estudada pela reitoria da UniEVANGÉLICA para lançamento em 2024, que é o programa de internacionalização em casa”, explica a Coordenadora do NAI, Professora Marisa Espíndola.

O Coordenador de Pesquisa e Inovação da Faculdade Evangélica de Goianésia, Prof. Jadson Moura, também participa do congresso, representando a FACEG. “Para a FACEG, a participação nesse evento é muito importante, tendo em vista que o principal foco é a colaboração internacional online dentro de disciplinas e dentro do currículo acadêmico. Dessa maneira conseguimos oferecer para os nossos alunos uma experiência de internacionalização com custo baixo e acessível. E aqui estamos tendo várias oportunidades de fechar acordos com instituições do mundo todo que tem o mesmo interesse”.

O Congresso termina nesta quarta-feira e a programação conta com palestras que discutem, entre outros temas, como desenvolver e implantar o Intercâmbio Virtual. Além disso, há a troca de experiências com outras universidades interessadas em desenvolver o Virtual Exchange e outras que já implantaram. “Tem sido muito útil. Eu estou muito animada porque são novas possibilidades para estarmos desenvolvendo na UniEVANGÉLICA”, diz a Profa. Marisa.

Antes do início da Conferência, a coordenadora do NAI, Profa. Marisa Espíndola participou de um encontro com universidades da região sudeste do Brasil, onde foi discutida a questão da internacionalização e os avanços nesta área. “Foi um momento muito rico, onde nós tivemos a oportunidade de ouvir as universidades e trocar parcerias e falar sobre os programas que estão sendo desenvolvidos em cada universidade. E, assim, enriquecer ainda mais a nossa instituição com esses compartilhamentos”.

A Profa. Marisa Espíndola também participou do Study in Europe (Estude na Europa), que é um encontro com universidades europeias. “Eu tive a oportunidade de conversar com universidades europeias, buscar mais parcerias, ampliar as que já temos e buscar a participação no programa Erasmus. Foi um momento muito rico também, em que estou levando várias possibilidades de trabalhos internacionais para a gente implantar na UniEVANGÉLICA”.