06/11/2026
Campus Anápolis

A Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA) conquistou dois prêmios na 10ª edição do Desafio AgroStartup 2026. A BioHealVet alcançou o segundo lugar, enquanto a HealthFlowAGRO ficou na sexta posição, entre as 12 startups vencedoras. O resultado foi anunciado na quinta-feira (29), durante cerimônia realizada no espaço do Senar Goiás, na FICCA 2026, no Centro de Convenções de Goiânia.

A participação da universidade também se destacou pelo número de equipes classificadas para a etapa final. Das mais de 300 equipes inscritas, vinculadas a mais de 70 instituições de ensino, 36 chegaram à final. Desse total, cinco eram da UniEVANGÉLICA: BioHealVet, HealthFlowAGRO, Agrovision, MediTrack e TellusNova.

As duas equipes premiadas apresentaram propostas voltadas a diferentes desafios do agronegócio. A BioHealVet desenvolveu curativos veterinários inteligentes, produzidos sob medida com auxílio de inteligência artificial e capazes de liberar medicamentos na dosagem adequada, contribuindo para a recuperação dos animais.

Já a HealthFlowAGRO direcionou sua solução à saúde de quem trabalha no campo. A equipe criou um aplicativo para monitorar as condições do ambiente de trabalho e auxiliar na identificação de situações que possam representar riscos à saúde dos trabalhadores rurais.

A BioHealVet é formada por três egressos da UniEVANGÉLICA: Leandro Norberto da Silva Júnior, do curso de Ciências Biológicas; Bianca de Oliveira Horvath Pereira, de Agronomia e atualmente professora do curso; e Davi Castro Vitorino, de Medicina Veterinária.

A HealthFlowAGRO, por sua vez, reúne os estudantes de Medicina Gustavo Bertolucci Coimbra Chagas, Pedro Henrique de Paula Aires, Lucca de Ávilla Vidal e Lorenzo de Ávilla Vidal.

Outras equipes finalistas

Além das duas equipes premiadas, a UniEVANGÉLICA teve outros três projetos classificados para a etapa final, com a participação de estudantes de diferentes cursos e campi:

  • Agrovision: Antônio Marcos Rodrigues Batista, de Engenharia de Software do Campus Ceres; Murillo Siqueira da Costa, de Engenharia de Software do Campus Anápolis; e Rhuan Bezerra Leonel, de Direito do Campus Rubiataba.
  • MediTrack: Ana Luiza Teles Taveira Moura, de Medicina; Lara Ribeiro de Jesus, de Direito; Lucas Daniel Ribeiro Santana e Thiago Gabriel Marques Rodrigues, de Engenharia de Software.
  • TellusNova: Eduardo Sousa, Yan Maciel Fonseca e Guilherme Costa, de Engenharia de Software; e Cristiano Ribeiro, de Engenharia Elétrica.

Pesquisa e inovação na formação acadêmica

Para o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária da UniEVANGÉLICA, professor Sandro Dutra e Silva, os resultados refletem a estratégia institucional de aproximar o conhecimento produzido na universidade das demandas da sociedade.

“O empreendedorismo e a incubação de empresas fazem parte da missão da universidade. Não queremos apenas produzir conhecimento, mas criar condições para que esse conhecimento se transforme em inovação, em novos negócios e em soluções para problemas reais”, afirma.

Essa proposta também se materializa no Parque Científico e Tecnológico da UniEVANGÉLICA, lançado em março, que integra laboratórios, a UniINCUBADORA e o UniCIETEC.

“A universidade tem conhecimento, pesquisadores, estudantes e infraestrutura; as empresas trazem demandas e desafios; o poder público contribui para criar condições e políticas; e a sociedade é quem recebe o resultado dessa inovação. A grande força está justamente nessa conexão”, completa o reitor da UniEVANGÉLICA, Carlos Hassel Mendes da Silva.

Próximos passos

As 12 startups vencedoras receberão, juntas, R$ 720 mil – R$ 60 mil para cada uma - para impulsionar o desenvolvimento de seus negócios. De acordo com o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Marcos Ariel, as equipes deverão formalizar suas empresas para ter acesso aos recursos e ingressar na etapa de aceleração. Após a contratação, os empreendimentos terão 12 meses para desenvolver suas soluções, com acompanhamento e capacitações nas áreas de gestão e finanças.

A próxima edição do Desafio AgroStartup está prevista para o início de 2027, com ações nas universidades, maratonas de inovação e etapas de pré-aceleração e capacitação empreendedora.