16/05/2025
Campus Anápolis

A internacionalização é um dos pilares que sustentam a excelência do ensino na UniEVANGÉLICA. Por meio do Núcleo de Assuntos Internacionais (NAI), a instituição tem oferecido aos seus estudantes oportunidades únicas de vivência acadêmica, científica e cultural em diversas partes do mundo. No curso de Medicina, essas experiências têm se revelado especialmente transformadoras, tanto na formação técnica quanto no crescimento pessoal dos alunos.

Recentemente, dois estudantes do curso de Medicina participaram de programas de internato médico internacional em renomadas instituições da Europa. O aluno Pedro Carvalho Campos Faria, realizou estágio por dois meses no Hospital Universitário de Pádua, na Itália. Ele destaca a qualidade da estrutura hospitalar e o acolhimento que recebeu: "Foi uma oportunidade enriquecedora para observar de perto a prática médica em um ambiente de excelência. Estar em contato com uma cultura diferente ampliou minha visão sobre a Medicina e reforçou ainda mais meu compromisso com a profissão”.

Pedro acrescenta que essa vivência é um marco em sua vida e evidencia o papel do NAI. “Agradeço ao NAI pela oportunidade de realizar meu estágio na Universidade de Pádua. Foi uma experiência muito especial, que contribuiu significativamente para minha formação acadêmica e pessoal”, afirma. Segundo ele, durante esse período, pôde aprender bastante, conhecer novas rotinas universitárias e hospitalares.

O estudante Gustavo Martins, que participou de estágios clínicos em duas cidades europeias - Pádua (Itália) e Pécs (Hungria) -, afirma que a experiência proporcionou não apenas o aprimoramento acadêmico, mas uma profunda imersão cultural: "Gostaria de começar dizendo uma palavra que resume bem tudo o que vivi: 'inesquecível'. Conviver com intercambistas de várias partes do mundo, compartilhar conhecimentos e vivenciar uma cidade rica em história como Pécs foram experiências que levarei para a vida. Agradeço imensamente ao NAI por todo o suporte, desde o planejamento até o retorno para casa. Sem essa estrutura, nada disso teria sido possível".

A cidade de Pécs, localizada no sul da Hungria, ofereceu a Gustavo um cenário encantador, que mistura história e modernidade. Hospedado no dormitório universitário Balassa, ele teve contato diário com estudantes de diferentes nacionalidades, ampliando sua visão de mundo e fortalecendo habilidades interpessoais. No campo clínico, foi recebido por preceptores atenciosos e abertos à troca de experiências médicas.

 
Os estudantes Pedro Carvalho (à esquerda) e Gustavo Martins concordam que as experiências têm se revelado especialmente transformadoras, tanto na formação técnica quanto em seu crescimento pessoal

Mobilidade internacional

O NAI atua de forma integrada com a Reitoria e Pró-Reitorias da UniEVANGÉLICA e demais instituições mantidas pela AEE, buscando parcerias com universidades e centros de pesquisa internacionais. Sob a coordenação do professor Hugo de Andrade Silvestre, o Núcleo se dedica a planejar, fomentar e acompanhar políticas de internacionalização voltadas ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão.

A UniEVANGÉLICA, por meio do NAI, segue comprometida em preparar seus estudantes para os desafios de um mundo globalizado. “Com uma política sólida de internacionalização, a instituição se destaca por proporcionar vivências que ultrapassam fronteiras e formam profissionais mais completos, sensíveis às diversidades e prontos para atuar em qualquer lugar do mundo”, destaca o coordenador Hugo Silvestre.