22/06/2026
Todos os Campi

Projetos voltados à saúde digital, ao agronegócio e à inovação tecnológica foram os destaques do 3º Hackathon UniEVANGÉLICA, realizado entre os dias 13 e 15 de junho, em Anápolis. Promovido pela Reitoria da Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA) e pelo Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (UniCIETEC), o evento reuniu estudantes de diferentes cursos e campi da instituição em uma maratona de desenvolvimento de soluções para desafios reais do mercado.

Ao final da competição, os três primeiros colocados receberam premiações de R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 2 mil, respectivamente. As demais equipes finalistas foram contempladas com bolsas de incentivo para apoiar o desenvolvimento das ideias apresentadas.

A equipe vencedora foi a AcomGest, formada pelos acadêmicos Ítalo Silva Brandão, Brenda de Oliveira Horvath Pereira e Victor Souza Oliveira, todos do curso de Medicina Veterinária do Campus Anápolis. O projeto propõe a integração entre ultrassonografia, inteligência artificial e gestão reprodutiva para monitorar a saúde de fêmeas bovinas, permitindo diagnósticos precoces de gestação e patologias, além de contribuir para o aumento da produtividade dos rebanhos.

A segunda colocação ficou com a equipe Lynest, composta por Laylla Maria Lacerda, do curso de Direito do Campus Rubiataba, Livia Raquel Vieira Silva, de Farmácia, e Lidiane Camilo Pinheiro, de Processos Químicos na modalidade EAD. A proposta consiste em uma solução baseada em ácido rosmarínico para auxiliar a concentração e reduzir o desgaste mental de estudantes universitários, promovendo melhor desempenho acadêmico e qualidade de vida.

O terceiro lugar foi conquistado pela equipe MediTrack, formada por Ana Luiza Teles Taveira Moura, do curso de Medicina, Lara Ribeiro de Jesus, de Direito, e pelos acadêmicos de Engenharia de Software Lucas Daniel Ribeiro Santana e Thiago Gabriel Marques Rodrigues. O projeto apresentou uma plataforma digital integrada ao WhatsApp para acompanhamento de pacientes em tratamento medicamentoso, com lembretes automatizados e monitoramento em tempo real para aumentar a adesão terapêutica.

Também chegaram à etapa final os projetos HealthFlow e TellusNova. O HealthFlow foi desenvolvido pelos estudantes de Medicina Gustavo Bertolucci Coimbra Chagas, Pedro Henrique de Paula Aires, Lucca de Ávila Rodrigues Cortizo Vidal e Lorenzo de Ávila Rodrigues Cortizo Vidal. A solução utiliza inteligência artificial para realizar triagem pré-hospitalar por meio do WhatsApp, direcionando os pacientes ao atendimento mais adequado.

Já a equipe TellusNova reuniu os acadêmicos Eduardo Sousa, de Engenharia de Software, Cristiano Ribeiro, de Engenharia Elétrica, e Yan Maciel Fonseca e Guilherme Costa, ambos de Engenharia de Software. O projeto consiste em uma plataforma de inteligência territorial capaz de analisar dados geoespaciais de propriedades rurais, oferecendo diagnósticos estratégicos relacionados a riscos regulatórios, potencial econômico e valorização de ativos ambientais.

Para o coordenador da UniINCUBADORA no UniCIETEC, professor Matheus Carvalho, um dos destaques da edição foi a diversidade dos participantes e a integração entre diferentes cursos e unidades da universidade. “O Hackathon demonstrou a força da inovação dentro da UniEVANGÉLICA. Tivemos equipes multidisciplinares, reunindo estudantes de áreas distintas para solucionar problemas complexos. Um exemplo é a equipe vice-campeã, que contou com a participação de uma acadêmica de Direito do Campus Rubiataba e de uma estudante de Processos Químicos na modalidade EAD. Isso mostra que o ecossistema de inovação da universidade alcança todos os nossos campi e modalidades de ensino”, destaca.

Segundo Matheus Carvalho, a iniciativa também reforça a missão institucional de aproximar ensino, pesquisa, empreendedorismo e inovação. “O Hackathon é uma experiência de formação. Os estudantes desenvolvem competências essenciais para o mercado, como criatividade, liderança, trabalho em equipe e capacidade de transformar conhecimento em soluções com potencial de impacto social e econômico”, afirma.

O 3º Hackathon UniEVANGÉLICA marcou a etapa final do Programa de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Empreendedorismo Criativo (PBITEC) e foi realizado simultaneamente a mais uma etapa do Desafio AgroStartup – “Inovar para Cuidar: saúde e tecnologia a serviço do agro”, fortalecendo a conexão entre a universidade, o setor produtivo e o ecossistema de inovação.

Consolidado como um dos principais eventos de empreendedorismo e tecnologia da instituição, o Hackathon reafirma o compromisso da UniEVANGÉLICA e do UniCIETEC com a formação de profissionais capazes de desenvolver soluções inovadoras para os desafios da sociedade.