18/04/2023

A temática ambiental volta à cena na Universidade Evangélica de Goiás. A instituição receberá nesta semana a Environmental History Week 2023 (Semana da História Ambiental 2023), promovida pela Sociedade Americana para a História Ambiental (American Society for American History - ASEH), instituição localizada nos Estados Unidos da América. O professor Dr. Sandro Dutra e Silva, pró-reitor de pós-graduação, pesquisa, extensão e ação comunitária da UniEVANGÉLICA e 'embaixador' da ASEH no Brasil, destaca a importância da iniciativa.

"A Environmental History Week é um evento organizado pela American Society for American History, que tem investido em eventos presenciais mundo afora, principalmente após o arrefecimento da pandemia da COVID-19. O objetivo é promover ações globais em todo o mundo. A UniEVANGÉLICA foi convidada a participar do evento, assim como ser protagonista em ações que vão além da academia. O objetivo é envolver a comunidade na temática ambiental", destaca Dutra e Silva, que foi convidado para ser membro do comitê da sociedade após evento realizado nos Estados Unidos da América neste ano.

Sandro Dutra e Silva explica que as ações são espalhadas em todos os continentes. "Do ponto de vista acadêmico, é importante porque insere a UniEVANGÉLICA em um contexto de rede global. Não são muitas instituições fora dos EUA que fizeram a adesão a esse importante projeto. Isso demonstra o fortalecimento da nossa rede junto à ASEH. É uma forma de demonstrarmos as ações da nossa universidade, que será divulgada internacionalmente", acrescenta.

Do ponto de vista prático, ações como essa são importantes para incluir cada vez mais a universidade no cenário global, sempre visando o debate de temáticas ambientais importantes nos dias atuais. Do ponto de vista social, a instituição já cumpre sua missão de transformação da realidade, entendendo que essas práticas são necessárias. "Nossa iniciativas ambientais terão maior visibilidade - elas fazem parte do nosso DNA. Ser uma instituição comprometida com a responsabilidade social e transformação da sociedade é um de nossos principais objetivos", destaca ainda Dutra.

O professor Dr. Sandro Dutra é membro da American Society for Environmental History desde 2003 e, desde então, participa em eventos e inciativas da organização. "Para a UniEVANGÉLICA, é importante marcar presença nos debates ambientais realizados. A nossa universidade tem dado apoio nesse sentido, por entender a importância do tema. Neste ano, fui convidado para compor o comitê responsável pela organização do congresso anual realizado pela sociedade e foi uma experiência incrível do ponto de vista pessoal", cita.

As perspectivas para 2023 incluem ampliar o escopo de ações da Sociedade Americana para a História Ambiental no Brasil, ultrapassando as fronteiras das atividades acadêmica e o objetivo é manter um contato amplo com a sociedade. Escolas, associações, museus e demais instituições que abordem a temática do meio ambiente serão envolvidos. "As discussões ambientais nesses locais respeitarão os aspectos históricos e culturais da comunidade. Levaremos pesquisadores para discussões relevantes junto à sociedade. Esse conhecimento é um importante elemento transformador da realidade social", acrescenta Sandro Dutra.

AEE

As questões ambientais permeiam todas as atividades da Associação Educativa Evangélica (AEE), conforme elucida o Dr. Sandro Dutra e Silva, pró-reitor de pós-graduação, pesquisa, extensão e ação comunitária da UniEVANGÉLICA e membro do comitê representante da ASEH no Brasil. A realização de eventos como a Semana da História Ambiental reforçam a preocupação da instituição com o meio ambiente.

"Tenho muita convicçao de que a instituição presta um papel protagonista na criação de ações que envolvam a discussão das temáticas ambientais. A AEE tem uma política de educação ambiental e desenvolvimento sustentável, associada à missão institucional. Quando observamos a missão da Associação Educativa Evangélica, mantenedora da UniEVANGÉLICA, ela está muito associada ao ensino de qualidade, mas também uma missão para a cidadania, transformadora da realidade social e uma educação que gere desenvolvimento sustentável", explica Sandro.

"O compromisso com o desenvolvimento sustentável gera uma série de ações para que o desenvolvimento sustentável. Existe uma responsabilidade socioambiental, cultural e econômica que efetivamente tem feito parte das ações institucionais. A AEE tem uma missão de responsabilidade social para que esses elementos estejam agregados e envolvem todos os departamentos da instituição. E, ainda, buscaremos a acreditação de organismos nacionais e internacionais e inclusão da Associação Educativa Evangélica no ranking nacional de desenvolvimento sustentável, o que vai se tornar um grande projeto voltado ao desenvolvimento sustentável", conclui.

Programação - Semana da História Ambiental da UniEVANGÉLICA

Circuito ambiental: "Cuidado juntos do nosso planeta"
Horário 8 às 11h
Local: Centro Tecnológico UniEVANGÉLICA