26/03/2023
Campus Anápolis

O Pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária da UniEVANGÉLICA, Professor Doutor Sandro Dutra e Silva, está em Boston (Massachusets - EUA), onde participa de mais um Congresso Anual da Sociedade Americana para a História Ambiental (American Society for Environmental History), da qual é membro.

Sandro Dutra é um dos membros do comitê organizador do evento. "Esse importante congresso ocorre anualmente, e a cada ano uma cidade diferente dos Estados Unidos sedia o evento, que é considerado a principal conferência do gênero no mundo. Historiadores ambientais de diversas nações se reúnem para várias atividades, que vão desde plenárias até lançamentos de livros. E para o ano que vem o evento já tem sede definida, em Denver, no Estado do Colorado", destaca. A iniciativa ocorrerá até o domingo (26).

No dia 23 de março, quinta-feira, Sandro Dutra e Silva participou de uma das sessões do dia, com o tema Contested Crops, Cultures and Incorporating: Ecologies within Latin American (Safras Contestadas, Culturas e Incorporações/ Ecológicas na América Latina). Dutra apresentou o painel Fertility and Microorganisms: History and Nature in the Agronomic Development of the Brazilian Cerrado (Fertilidade e Microorganismos: História e Natureza no Desenvolvimento Agronômico do Cerrado Brasileiro). "Discutiremos temas como Agricultura, diferentes produtos agrícolas, história ambiental relacionada ao desenvolvimento agrícola, diferentes ecossistemas na América Latina, incluindo o Cerrado Brasileiro. Na ocasião, terei a oportunidade de apresentar uma pesquisa desenvolvida no Laboratório de História Ambiental dos Cerrados, envolvendo a ecologia dos solos e microorganismos e como esses estudos ajudam a compreender nosso bioma", explica

Já no sábado (25), Sandro Dutra e Silva foi moderador e coordenador de uma das sessões do dia, que teve como tema Disasters in Latin American Environmental History (Desastres na História Ambiental da América Latina). Essa sessão teve a apresentação de pesquisas desenvolvidas pelos apresentadores do painel, vinculados a universidades norte-americanas, como a Smith College (Massachussetts), Saint Mary’s College of California (California), e University of Connecticut (Connecticut).

Harvard

O professor Doutor Sandro Dutra e Silva foi convidado ainda para uma reunião na Universidade de Harvard. "O convite foi feito pelos coordenadores do Modern Science Working Group (Grupo de Trabalho em Ciência Moderna), vinculado ao Departamento de História da Ciência daquela instituição. “Me senti honrado pela oportunidade de debater com pesquisadores dessa renomada instituição sobre o papel dos geógrafos americanos em pesquisas geográficas em Goiás e no intercâmbio institucional e científico entre os Estados Unidos da América e o Brasil nas décadas de 1940 e 1950", evidencia.

"Nosso interesse maior está em descobrir como o trabalho documental dos geógrafos americanos ajudaram e ajudam a compreender o olhar sobre o processo de ocupação demográfica e agrícola em Goiás, o desenvolvimento de Anápolis (GO) como capital da fronteira agrícola no Brasil Central naquele período e ainda processos importantes como a construção de Goiânia, então recém-criada e a mudança da capital federal para Brasília. Não podemos nos esquecer ainda da existência da antiga Colônia Agrícola Nacional de Goiás, que hoje é o município de Ceres", acrescenta Sandro.

O Pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária da UniEVANGÉLICA conta ainda que existe um impacto muito grande das pesquisas geográficas e um número amplo de geógrafos de importantes instituições que, àquela época, visitavam Goiás em busca de informações para pesquisas sobre a região. Ele anunciou ainda que essa pesquisa faz parte do projeto para o seu novo livro sobre a história ambiental do Cerrado, com ênfase em Goiás.

Ainda em Harvard o pró-reitor participou de uma instigante atividade no Museu de História Natural da Harvard University, sob a coordenação da Dra. Harriet Ritvo. Dra. Ritvo é uma historiadora americana especializada em história britânica, particularmente história ambiental e história da história natural. Ritvo ainda é professora de História Arthur J. Connor no MIT (Massachusetts Institute of Technology) e membro do Programa em Ciência, Tecnologia e Sociedade da mesma instituição, e foi chefe da Faculdade de História do MIT de 1999 a 2006. É uma das principais referências em Animal Studies no mundo, e autora do fantástico livro “Animal State”.

Embaixador

Sandro Dutra e Silva foi ainda convidado compor o Comite Organizador do congresso, e atuar como uma espécie de embaixador para a América Latina junto à American Society for Environmental History. Sua função será de coordenar as ações que ocorrerão na América Latina durante a Environmental History Week (Semana da História Ambiental). "Entre os dias 16 a 23 de abril, organizaremos no Brasil e em diversos países da América Latina a EHW 2023 uma programação extensa que envolve tanto a comunidade acadêmica como a sociedade em geral”.

A UniEVANGÉLICA será parceira dessa iniciativa. "Nosso objetivo é ampliar a ação da ciência para além dos muros da universidade. Receberemos escolas municipais, em trilhas e demais ações que envolvam a comunidade. Uma das atividades será na Serra dos Pirineus, em Goiás, com participação do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. A ideia é fazer uma caminhada com paradas, levando marcos, bandeiras e uma série de ferramentas que nos permitam questionar sobre a história da ocupação do Cerrado Goiano, e participar desse movimento de reflexão sobre as questões ambientais", detalha o Professor Dutra e Silva.

O Cine Ambiental também fará parte da programação e será realizado no Parque Ipiranga, em Anápolis (GO). O objetivo é convidar a comunidade para a apresentação de um filme, com realização de um debate sobre questões ambientais. Todas as ações da Semana da História Ambiental terão o apoio do Núcleo de Estudos Ambientais da UniEVANGÉLICA (NEA), que está sob coordenação da professora doutora Giovana Galvão Tavares, vice coordenadora institucional do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente.

Haverá ainda uma programação ambiental na Fazenda Betel, onde a Associação Educativa Evangélica (AEE), mantenedora da UniEVANGÉLICA, mantém uma unidade experimental. Esta ação estará sob a coordenação do professor doutor Iranse Oliveira SIlva, coordenador de Stricto Sensu. A programação incluirá ainda um circuito ambiental para alunos da rede pública e colégios militares, com visita ao Campus da UniEVANGÉLICA. "Queremos fomentar uma cultura da sustentabilidade ambiental na instituição, cumprindo a missão institucional, e contribuindo com o desenvolvimento sustentável em nossa região", finaliza Sandro.

Durante a visita aos Estados Unidos da América, Sandro Dutra e Silva divulgou materiais informativos da participação da UniEVANGÉLICA nessas ações. Representantes de diversos países latinos e ainda instituições como o Jardim Botânico do Rio de Janeiro aceitaram o desafio de trazer para o continente a proposta.