08/02/2024
Todos os Campi

O Reitor da Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA, Carlos Hassel Mendes, marcou presença na cerimônia em comemoração aos 88 anos da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA). O evento ocorreu na sede da instituição, coincidindo com a realização da sessão ordinária da ACIA, que ocorre regularmente todas as quartas-feiras do mês.

"A ACIA contribui decisivamente para o desenvolvimento econômico do Estado de Goiás. Sua representatividade é reconhecida pela sociedade e por diversos agentes que compõem seu quadro de associados e diretores. A UniEVANGÉLICA tem orgulho da Associação Comercial e Industrial de Anápolis. As duas instituições possuem parcerias importantes em diversos projetos importantes", destaca Carlos Hassel.

Diversas lideranças prestigiaram o evento, incluindo Luiz Cláudio Ledra, presidente da ACIA, bem como autoridades locais e estaduais. A celebração é um marco para a cidade de Anápolis, destacando a relevância histórica e as lutas incansáveis da ACIA em prol do desenvolvimento econômico e social do município e do estado de Goiás.

A ACIA foi fundada em 8 de fevereiro de 1936, durante uma reunião histórica realizada na sede do Clube Lítero-Recreativo de Anápolis, sob a liderança do então prefeito José Fernandes Valente. Na ocasião, foi elaborada a primeira ata oficial da associação, registrando o compromisso com o progresso da região.

Desde então, a ACIA desempenha um papel fundamental na história de Anápolis, contribuindo ativamente para o fortalecimento da comunidade empresarial e industrial. Seu legado é marcado por importantes conquistas, como a participação decisiva na criação do Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA) em 1976, além do apoio a eventos tradicionais e iniciativas que impulsionaram o desenvolvimento econômico da região.

A entidade também foi fundamental na implantação de projetos estratégicos, como a Estação Aduaneira Interior, o Polo Farmacêutico e a chegada da indústria automotiva, representada pela CAOA. Além disso, a ACIA foi pioneira na defesa de iniciativas como o Centro de Convenções e o Aeroporto de Cargas, projetos que visam expandir as oportunidades de negócios e logística na região.

Ao longo de sua trajetória, a ACIA contou com a dedicação de inúmeros líderes e colaboradores, cujo empenho e entusiasmo foram essenciais para o alcance de seus objetivos. Nomes como Watson Ferreira, Capitão Waldyr O´Dwyer, Epaminondas Costa, João Asmar e Amador Abdala, entre outros, deixaram sua marca na história da associação, demonstrando o verdadeiro espírito do associativismo e o compromisso com o progresso de Anápolis.