25/09/2023

O contador é essencial para os negócios e empreendimentos. Dentro das organizações, é esse profissional que faz a gestão dos tributos e coordena o pagamento de taxas, impostos e, em outras palavras, dá o direcionamento para que as empresas fiquem com as contas em dia. Em 22 de setembro, foi celebrado o Dia do Contador, uma data para relembrar anualmente a relevância de quem executa esse ofício.

Importância

“O profissional em Contabilidade tem uma importância muito grande, porque ele é quem vai trabalhar todas as relações de tomadas de decisão, abertura, execução de crescimento organizacional, através das análises das demonstrações contábeis, desde a abertura. Você que tem interesse em cursar Ciências Contábeis, não tenha dúvidas. A UniEVANGÉLICA está preparada para isso”, destaca Anderson Carlos da Silva, Professor do curso de Ciências Contábeis da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA.

Anderson coordena o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF - em parceria com a Receita Federal) e o Núcleo de Práticas Contábeis (NPC) da UniEVANGÉLICA que, além de servirem como locais de prática acadêmica aos estudantes, são espaços que oferecem serviços gratuitos em Contabilidade para a população.

“Através do NAF, nós podemos trazer o aluno para essa realidade, auxiliando o contribuinte, a comunidade externa, a comunidade interna na declaração de imposto de renda, orientação de abertura de empresas, o microempreendedor individual e, assim, juntos, formando nossos acadêmicos e auxiliando a comunidade”, explica o professor Anderson Carlos. Os laboratórios do NAF e do NPC são equipados com ferramentas úteis para o aprendizado acadêmico e serviço à população.

Contabilidade

“O contador vive grandes emoções. Dentro do processo de declaração de imposto de renda, nessa orientação, preenchimento, a restituição, ele tem uma demanda grande de trabalho. Mas o contador, mensalmente, vai cuidar de uma organização na parte de folha de pagamento, fechamento da folha de pagamento, fechamento fiscal que é a execução dos tributos de instância municipal, estadual, federal”, explica o professor Anderson Carlos da Silva, do Curso de Ciências Contábeis.

O profissional contador tem um papel fundamental na arrecadação tributária, seja na apuração ou entrega das informações aos órgãos competentes, sempre em obediência à legislação. “O profissional contador vai salvaguardar o empresário no cumprimento da legislação, na apuração dos impostos, na entrega das obrigações junto às instâncias municipal, estadual e federal”, ressalta Anderson.

O professor do Curso de Ciências Contábeis alerta: “o cuidado que o empresário deve ter em relação a esse contador é se esse contador respeita o código de ética. Por que? Porque o profissional contador tem que obedecer ao código de ética. Ele não precisa realizar um trabalho denegrindo a imagem do colega, ele precisa realizar o trabalho obedecendo aos comitês de ética do profissional contador”.

“O empresário precisa estar atento a isso, porque, no que se refere à lei, não existe a questão de redução, existe uma questão chamada planejamento tributário. O profissional contador pode alinhar para você o regime de apuração. Não existe uma forma de burlar a lei. Essa questão de redução de impostos é um marketing ruim e que não obedece ao código de ética do profissional contador. Portanto, se você quer um profissional sério, fala para ele: ‘vamos construir um planejamento tributário?”, conclui.