31/03/2022
Campus Anápolis

A III Conferência Anual para Intercâmbios Virtuais Internacionais (IVEC) aconteceu de forma virtual de 27 e 29 de outubro de 2021, organizada pelas universidades americanas Drexel University e East Carolina University, em colaboração com  as instituições: DePaul University (EUA), Durban Institute of Technology (África do Sul), FAUBAI Brazilian Association for International Education (Brasil), SUNY COIL Center (EUA), UNICollaboration (Europa), Universidad de Monterrey (Mexico), e University of Washington Bothell (EUA). 

Na ocasião, o Núcleo de Assuntos Internacionais - NAI da UniEVANGÉLICA fora selecionado para apresentar um de seus projetos desenvolvidos durante a pandemia, o qual promovia intercâmbio virtual entre estudantes brasileiros e internacionais, por meio de colaboração entre o professor Luiz Eduardo Kruger Dias (UniEVANGÉLICA) com os professores Andrew Preshous e Dra. Frederica Joio (Coventry University - Reino Unido).

Durante o projeto, 11 estudantes de graduação da UniEVANGÉLICA e 11 estudantes internacionais do curso de Negócios Internacionais da Coventry University desenvolveram atividades interculturais por meio da língua inglesa, em plataformas digitais mediadas pelos docentes envolvidos. Os tópicos escolhidos para debate e reflexão foram uma introdução geral dos participantes, experiências da vida universitária, intercâmbio cultural e descolonização dos currículos, proporcionando aos envolvidos a oportunidade de praticar e melhorar as habilidades na língua inglesa e desenvolverem competência globais, como compreensão intercultural, empatia, diversidade e senso crítico.

Os estudantes que fizeram parte do projeto destacam que a aprendizagem foi enriquecedora, oferecendo a oportunidade de conhecerem lugares do mundo todo, sem sair de casa, aprendendo a ter mais respeito pela diversidade e ouvir os outros, valorizando as diferenças culturais e sociais de cada país. 

Os anais do congresso, na íntegra, podem ser acessados através do link abaixo:

Dark Green and Orange Griddy Big Type Government SDG Progress Report (iveconference.org)

O Núcleo de Assuntos Internacionais - NAI oferece diversas iniciativas de Internacionalização em Casa, proporcionando oportunidades de vivenciar experiência internacionais para alunos e professores, sem que seja necessário se ausentar do país fisicamente, dentre elas estão os Intercâmbios Virtuais.  Novos projetos de colaboração internacionais virtuais estão previstos para o segundo semestre de 2022. Para mais informações, entre em contato com o Núcleo de Assuntos Internacionais - NAI: 62 3310 6824 / nai@unievangelica.edu.br