06/04/2023

A Professora Mestre Júlia Oliveira, que leciona no Curso de Medicina da Universidade Evangélica de Goiás, participou nesta semana da Oficina Nacional do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde). Esta foi a 10ª edição da iniciativa, coordenada pelo Ministério da Saúde para a integração ensino-serviço-comunidade. O tema escolhido foi Gestão e Assistência.

A professora Júlia coordena o projeto na UniEVANGÉLICA. "A nossa versão do programa tem envolvido os cursos da área da saúde: Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem e Odontologia, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis, através do Núcleo de Educação Permanente e a Escola Municipal de Saúde Pública. Os discentes, docentes e  profissionais da saúde desenvolvem diversas ações no serviço", explica.

Dentre os principais serviços estão: propostas de legislações para a integração ensino-serviço-comunidade, educação permanente, educação popular e propostas de protocolos. "Tivemos a oportunidade de trocar experiências com diversas instituições goianas, como a Universidade Federal de Jataí (GO), PUC Goiás, Universidade Federal de Catalão e a Secretaria Municipal de Saúde daquela cidade", destaca ainda a professora mestre Júlia Oliveira.

A oficina foi realizada em Brasília (DF). Durante o evento as representantes das Instituições de Ensino Superior do Estado de Goiás e das Secretarias Municipais de Saúde pactuaram a realização de uma atividade que demostre o impacto e monitoramento das ações desta edição do PET-Saúde em municípios goianos.

O PET-Saúde está vinculado à Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGETS), do Ministério da Saúde, e objetiva promover mudanças curriculares e integrar ensino-serviço-comunidade no processo de formação dos futuros profissionais de saúde.