30/09/2024

A convite da Editora Norte-Americana Nova Science Publishers, o coordenador do Centro de Excelência de Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde (CEPInova) e do Curso de Farmácia da Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA), Prof. Lucas Danilo Dias, participou como editor do livro Light-Dependent Reactions: Fundamental and Their Catalytic and Medical Applications. O tema escolhido tem foco em suas pesquisas, que traduzindo significa Reações Químicas Dependentes de Luz, e traz fundamentos e princípios básicos dessas reações químicas e biológicas, além de suas aplicações em processos industriais para a síntese de fármacos e na área clínica.

Com cerca de 100 páginas, o livro conta com diversos capítulos, incluindo uma introdução assinada pelo professor Lucas em parceria com alunos da Iniciação Científica e do Mestrado em Ciências Farmacêuticas da UniEVANGÉLICA.

Entre os alunos participantes estão Maria Vivian Costa Silva, Osmar Vieira, Kamila Vianna Sousa, Lorrane Cristina Pereira Vieira, Ana Lara Ferreira Mendonça, Uilly Ubirajara Simão Ribeiro e Larissa Neves de Castro.
"É um grande diferencial para os alunos, que estão saindo da graduação com um capítulo de livro publicado internacionalmente", destaca o professor. A publicação tem impacto direto no currículo dos estudantes de Medicina, importante para a pontuação de residência, e para os alunos de Farmácia, que ganham destaque no mercado farmacêutico. Já os mestrandos ampliam suas qualificações com vistas a futuros doutorados.

O livro, utilizado em sala de aula e vendido internacionalmente, reúne ainda a colaboração de pesquisadores de instituições como USP, Universidade de Quito (Equador) e Universidade do Texas (EUA). A obra também tem importância ímpar para a UniEVANGÉLICA, contribuindo para a avaliação dos mestrados pela CAPES e reforçando a produção acadêmica da instituição, que ganha visibilidade internacional com a publicação.