10/01/2023

A pró-reitora acadêmica da Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA, professora doutora Cristiane Bernardes, compõe a 1ª Delegação Internacional de Docentes para Inovação Acadêmica, grupo que se encontra em Portugal para uma capacitação envolvendo faculdades e universidades de diversos países. A iniciativa, promovida pelo Consórcio de Instituições de Ensino Superior Brasileiras STHEM Brasil, ocorrerá até o dia 14 de janeiro.

"Somos um conjunto de instituições brasileiras e internacionais passando por uma capacitação, uma verdadeira imersão para compreendermos juntos os desafios da educação superior e os avanços necessários à área acadêmica no pós-pandemia. É também uma excelente oportunidade para conhecermos um convênio da Universidade de Coimbra, com o apoio da União Europeia, para o desenvolvimento de projetos em inovação acadêmica", declara a pró-reitora Cristiane Bernardes.

"O consórcio STHEM Brasil é uma rede de cooperação, que promove a inovação acadêmica de IESs brasileiras, para formar professores e gestores preparados para atender aos desafios e necessidades da sociedade. A UniEVANGÉLICA participa do consórcio, repensando o processo de ensino e aprendizagem, o currículo e a inovação acadêmica. Durante o evento em Portugal, estamos trabalhando a iniciativa estratégica para a inovação pedagógica da instituição. O desafio é grande e estamos avançando", destacou ainda Cristiane Bernardes.

O Consórcio STHEM Brasil atua no desenvolvimento da Iniciativa para o Desenvolvimento da Inovação Acadêmica – IDIA, que tem como objetivo principal trabalhar com universidades, instituições, organizações governamentais e setor privado para a implementação da iniciativa para ensino avançado e aprendizagem em Ciência, Tecnologia, Humanidades, Engenharia e Matemática para o Brasil.

O grupo é formado por mais de 60 IESs, privadas e pública, entre universidades, centros universitários e faculdades, de diferentes estados brasileiros e uma em Portugal. Essas instituições têm em comum o desejo institucional de implementar mudanças e melhorias no ensino superior, sempre com o foco de promover ações para a inovação acadêmica. "Nossos esforços estão concentrados nos estudantes e no desenvolvimento de ações para otimizar o aprendizado. Queremos prepará-los para os desafios atuais do mercado de trabalho", explica a professora doutora Cristiane Bernardes, pró-reitora acadêmica da UniEVANGÉLICA.

A programação do encontro realizado em Portugal teve início no dia 6 de janeiro. Nesta segunda-feira (9), o presidente do Consórcio STHEM Brasil, Fabio Reis, e o reitor da Universidade de Coimbra, Amilcar Falcão, assinaram o Protocolo de Colaboração da Iniciativa Estratégica para a Inovação Pedagógica. "Essa parceria será benéfica para os acadêmicos da UniEVANGÉLICA e reforçará o trabalho de internacionalização da instituição", destaca a pró-reitora Cristiane Bernardes.

O documento foi assinado ainda pelo diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato; o vice-reitor de Educação Contínua do Tec. de Monterrey, Jorge Blando; o diretor de Inovação Digital do University Design Institute da Arizona State University, Dale Johnson; Paulo Tavares, diretor da Vila Nova da Barquinha School Cluster; Mario Rocha, diretor da Cristelo School Cluster; Cesário Silva, diretor Marinha Grande Poente School Cluster; Paulo Almeida diretor da Fernando Casimiro Pereira da Silva School Cluster e Nuno Mantas, diretor da Boa Água School Cluster.

Ainda na segunda-feira, um dos destaques foi a mesa redonda com o tema “Construir ambientes de aprendizagem”, com a participação de Cristina Albuquerque (Universidade de Coimbra) e Fábio Reis, Presidente do Consórcio Sthem Brasil. Nuno Mantas, diretor da Boa Água School Cluster e Carla Diez, diretora de Operação Internacionais do Instituto Tecnológico de Monterrey, também participaram dessa atividade.

1ª Delegação Internacional de Docentes para Imersão em Portugal

Confira a programação:

Dia 09
11h30 – Enquadramento da Iniciativa Estratégica para a Inovação Pedagógica
Cristina Albuquerque – Universidade de Coimbra

11h45 – Assinatura do protocolo de colaboração da iniciativa estratégica para a inovação pedagógica e intervenção dos signatários
Fábio Reis – Presidente do Consórcio Sthem Brasil
Jorge Blando Martínez Vice-reitor de Educação Continua da Tec. de Monterrey
Arizona State University
Rodrigo Capelato – Diretor Executivo do Semesp

12h15 – Assinatura de protocolo de colaboração PPIP

14h30 – Mesa Redonda: Construir ambientes de aprendizagem