01/12/2022

O presidente da Associação Educativa Evangélica, advogado Augusto César Rocha Ventura, recebeu na noite desta quarta-feira (30) a Comenda Henrique Santillo, outorgada pela Câmara de Vereadores de Anápolis a personalidades que possuem relevantes serviços prestados à comunidade anapolina. A solenidade ocorreu no do Plenário Teotônio Vilela.

Foram 28 homenageados com a honraria, instituída por meio da Resolução nº 003, de 20 de abril de 2004, iniciativa do ex-vereador José Vieira da Silva. "Eu fico muito honrado", declarou Augusto Ventura. "É uma honra para mim, eu que sou já reconhecido como cidadão anapolino por essa casa e posso dizer que o desejo é sempre honrar a nossa cidade de Anápolis", declarou ainda o presidente Augusto Ventura, cuja homenagem se deu por indicação do vereador Lisieux Borges.

O presidente da Associação Educativa Evangélica demonstrou sua alegria e gratidão: "receber a Comenda Henrique Santillo, um homem que foi tão importante para a nossa cidade, para o nosso Estado, de fato só aumenta a nossa responsabilidade de elevar o nome de Anápolis em todo lugar", declarou Augusto Ventura.

Ele ainda colocou em evidência o ano de 2022 como um período de conquistas para a AEE. "A Associação Educativa Evangélica é hoje uma instituição grande, forte. Nós temos a Universidade Evangélica aqui em Anápolis, temos a Escola de Enfermagem, temos os colégios, temos várias unidades, sempre crescendo e contribuindo para o desenvolvimento da cidade, através da formação, levando conhecimento às pessoas e, com o conhecimento, qualificando mão-de-obra para o trabalho e desenvolvimento da nossa cidade", concluiu Ventura.

Comenda

A norma estabelece que cada um dos vereadores indique uma pessoa a ser homenageada com a Comenda Henrique Santillo. A Mesa Diretora pode indicar outros nomes e todos devem ser aprovados em plenário.

A pessoa homenageada recebe um certificado personalizado, emitido pelo Poder Legislativo. E também uma medalha estilizada, cunhada em bronze, com o desenho do rosto de Henrique Santillo na parte frontal. A sessão solene é normalmente acompanhada presencialmente por centenas de pessoas.

Pela primeira vez a Comenda Henrique Santillo foi entregue nas novas dependências do Plenário Teotônio Vilela, na sede da Câmara Municipal, no Bairro Jundiaí. A capacidade no ambiente interno, que é previamente preparado e recebe decoração especial, é de aproximadamente 200 pessoas.

Um telão foi instalado na área externa do plenário, no hall, onde também foram disponibilizadas cadeiras para acomodar os convidados. Assim, a capacidade é praticamente dobrada. A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal da TV Câmara no Youtube.

HOMENAGEADOS

ALESSANDRO GONÇALVES DA PAIXÃO
Advogado / Professor da UniEVANGÉLICA e PUC-GO

AMILTON BATISTA DE FARIA FILHO