17/08/2023

Uma noite de festa e reconhecimento pelo tempo investido em pesquisa. A Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA) realizou ontem, 15, a terceira edição do Prêmio do Mérito Científico.

“Essa é uma noite de festa onde nós reconhecemos o valor da ciência e da pesquisa”, disse o Presidente da Associação Educativa Evangélica, Augusto Ventura. O Reitor da UniEVANGÉLICA, Prof. Carlos Hassel Mendes, também parabenizou e agradeceu os pesquisadores e parceiros presentes. “É um reconhecimento que nós estamos fazendo a vocês que fazem a pesquisa acontecer aqui na UniEVANGÉLICA. Agradecemos também os nossos parceiros que nos ajudam no fomento e nos estímulo a pesquisa”.

Foram 49 homenageados nas seguintes categorias:
•    Iniciação Científica e Tecnológica
•    Produção Técnica e de Inovação
•    Startups e Empreendedorismo
•    Grupos de Pesquisa
•    Produção com maior fator de impacto
•    Pesquisador com maior número de citações
•    Produtividade em Pesquisa

O médico recém-formado, Samuel de Salvatore Pereira, foi um dos premiados. Ele conta que desde o primeiro período do curso participa de projetos de iniciação científica. E receber esse prêmio, para ele, é um sinal de reconhecimento. “A iniciação científica te ensina a produzir conhecimento. Meu coração hoje está batendo forte, é um momento muito importante para mim e também para toda minha família. Eu estou muito feliz”.

“A instituição tem feito um trabalho magnífico em relação à pesquisa e à produção do conhecimento qualificado. Mas não fazemos isso isoladamente, tudo é fruto de parcerias”, explica o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária, Prof. Sandro Dutra.

Carlos Eduardo Miranda, Diretor de Pesquisas da Adoxy Comércio e Serviço, é um destes parceiros. “A Adoxy hoje tem uma parceria muito forte com a UniEVANGÉLICA. Temos mais de quatro milhões em investimento direto em pesquisa, desenvolvemos novas tecnologias e também desenvolvemos novos protocolos. E tudo isso é muito rico para todos”.

Outra empresa parceira e amiga da ciência é a Tera Sciense, uma Startup especializada em tecnologia para a saúde. Segundo o CEO Fernando Guimarães Teixeira a parceria com a UniEVANGÉLICA beneficia não só a empresa, mas toda comunidade. “Encontramos na UniEVANGÉLICA o apoio científico que a gente precisa para validar os nossos produtos e os sistemas de software que a gente desenvolve. E é importante ressaltar que é extremamente raro uma universidade abrir este espaço para empresas pequenas e fazer pesquisas juntos. Esperamos que essa pesquisa dê muitos bons frutos”, conclui.

Além de empresas, entidades e personalidades, o III Prêmio teve um momento especial quando o Chanceler Dr. Augusto Ventura e o Reitor Dr. Carlos Hassel, entregaram a Medalha do Mérito Científico ao Deputado Lincoln Tejota, pelos trabalhos prestados à AEE quando ainda era vice-governador. E agora como Deputado Estadual recebeu também a Menção Honrosa “Amigos da Ciência”.

A cerimônia encerrou com a premiação da Medalha do Mérito Científico. Os pesquisadores agraciados com a Medalha do Mérito Científico foram homenageados pela Produção Científica Qualificada, que além das métricas de produção dos periódicos, considera a produção em coautoria com os acadêmicos dos Programas de Pós-graduação e Iniciação Científica, cumprindo uma das qualificações de excelência preconizada pela CAPES em seus critérios de avaliação. Os cinco premiados da noite foram os professores Claudia Santos Oliveira, Luís Vicente Franco de Oliveira, Hamilton Napolitano, Jadson Belém de Moura e Sandro Dutra e Silva.