20/06/2022

A noite da última terça-feira, 14, vai ficar para sempre na memória daqueles que valorizam e vivem a pesquisa e a ciência. O Prêmio do Mérito Científico da Associação Educativa Evangélica, 2ª edição, premiou pesquisadores, grupos de pesquisa, personalidades e instituições que contribuem para o desenvolvimento da ciência.

Foram várias categorias:

• Iniciação Científica e Tecnológica;
  • Grupos de Pesquisa;
  • Produção com maior Fator de Impacto;
  • Captação de Recurso para pesquisa e Inovação;
  • Amigos da Ciência;
  • Produtividade em pesquisa;
  • Maior Produção Científica;
  • Personalidade e Instituições apoiadoras da pesquisa e inovação.

O Prêmio do Mérito Científico foi criado em alusão ao Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, comemorado em 8 de julho.

Pela categoria Iniciação Científica e Tecnológica, foram premiados projetos selecionados aos pesquisadores e alunos destaque na II Jornada de Iniciação Científica – UniEVANGÉLICA, modalidade PIBIC, CNPq, PBIC e PBITI. A Universidade Evangélica de Goiás teve mais de 270 alunos envolvidos com projetos. Um aumento de 15% se comparado ao ano anterior.

Em 2021, a equipe de pesquisadores da UniEVANGÉLICA captaram R$1.671.796,00 para pesquisa e inovação. Os pesquisadores que captaram mais recursos também foram premiados.

Na categoria Amigos da Ciência foram premiados personalidades, instituições e empresas que desenvolvem parceria com a UniEVANGÉLICA em projetos de pesquisa e inovação tecnológica.

Foram premiados:

• Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás – representado pelo diretor Científico, Marcos Fernando Arriel;
  • Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação – representado pelo Superintendente de Capacitação e Formação Tecnológica, José Teodoro Coelho;
  • Laboratório Teuto – representado pelo Gerente de Qualidade, André Luis Picoli;
  • Geolab Indústria Farmacêutica – representado pelo Diretor Marden Santos;
  • Anglo American no Brasil – representado por Eduardo Caixeta e Mário de Abreu;
  • Goiali – representado pelo Diretor Jalles Fontoura de Siqueira;
  • Jalles Machado S/A – representado pelo Presidente Otávio Lage de Siqueira Filho;
  • Base Aérea de Anápolis – representado pelo Comandante, Cel Renato Leal Leite;
  • Prefeitura Municipal de Anápolis – representado pelo Secretário de Indústria, Comércio, Inovação, Trabalho, Turismo e Agricultura, Alex de Araújo Martins.

A última categoria premiada foi a de Instituições apoiadoras da Pesquisa e Inovação.

Foram premiados:

• CNPq – representado pelo assessor da presidência, Marcos César Chaves;
  • Governo de Goiás – representado pelo superintendente de Capacitação e Formação Tecnológica, José Teodoro Coelho.