26/03/2023

O médico e deputado federal Zacharias Calil, conhecido pela cirurgias para separação de gêmeos siameses e já indicado do Prêmio Nobel de Medicina, lidera uma pesquisa com um medicamento para doenças pulmonares feita em parceria com a Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA. O tema foi destaque no Portal 6, veículo de comunicação goiano.

A publicação destaca que o produto, criado por Zacharias Calil, "está sendo estudado em Anápolis para o tratamento de câncer de pulmão e quadros graves de asma. A responsável pelo projeto é a Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA), que conta com uma equipe de pesquisadores investigando os efeitos da medicação para estas patologias".

Ao Portal 6, Calil, que atua como pesquisador na UniEVANGÉLICA, falou sobre as possibilidades de tratamento de hemangiomas, tumores comuns na infância, com o uso do medicamento. “A cirurgia para tirar esse tumor é muito agressiva e pode não resolver o problema. Com essa trabalho que eu desenvolvi, temos resultados melhores, que eliminam o nódulo”, destacou na entrevista.