Seis pesquisadores da Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA) foram agraciados com o Certificado de Mérito Legislativo durante sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (ALEGO), em celebração ao Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico. A homenagem, proposta pela deputada estadual Bia de Lima, reconhece a relevância do trabalho desenvolvido pelos cientistas goianos e seu impacto para a educação, a saúde, o meio ambiente e a inovação tecnológica.
Representando a UniEVANGÉLICA, foram homenageados os professores pesquisadores:
A professora Giovana Tavares, do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da UniEVANGÉLICA, falou da honra de representar a instituição na cerimônia. “A solenidade significou um reconhecimento público à diversidade e à qualidade das atividades de pesquisa realizadas pelos profissionais homenageados”, destacou ela. E acrescentou: “Particularmente, senti-me muito honrada em ver meu nome e o nome da UniEVANGÉLICA associados a esse importante momento de valorização da pesquisa científica em Goiás”.
A cerimônia aconteceu na manhã de segunda-feira, 23 de junho, e também contou com a entrega da Medalha Pedro Ludovico ao médico Dr. Ruffo de Freitas Júnior. Ao todo, cerca de 130 pesquisadores de diversas instituições goianas foram homenageados, em um evento voltado exclusivamente para reconhecer o valor da ciência e da produção acadêmica no estado.
Em seu pronunciamento, a deputada Bia de Lima destacou a urgência de se fortalecer o financiamento da ciência e combateu os retrocessos que ameaçam o conhecimento científico. “Voltamos a discutir temas que julgávamos superados desde a Idade da Pedra. Isso mostra o quanto é urgente valorizar o trabalho científico e ampliar o investimento em educação, inovação e pesquisa”, afirmou. Ela também fez um alerta sobre os ataques à ciência e ao ensino, reforçando que "sem pesquisa, não há inovação; e sem inovação, não há conhecimento".
Destaque em pesquisa e inovação
A atuação dos programas de pós-graduação stricto sensu da UniEVANGÉLICA tem refletido diretamente na produção científica do estado. A universidade oferece seis programas de mestrado e doutorado nas áreas de Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente; Movimento Humano e Reabilitação; Odontologia; e Ciências Farmacêuticas. Com forte inserção regional, esses programas mobilizam recursos internos e externos para gerar conhecimento aplicado e soluções que impactam positivamente a comunidade.
Em 2024, cinco pesquisadores da instituição foram contemplados no Prêmio Goiano de Ciência e Tecnologia, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), posicionando a UniEVANGÉLICA como a segunda instituição com maior número de premiados no estado. Os projetos liderados por docentes da universidade captaram mais de seis milhões de reais em recursos de fomento, aplicados em pesquisa, tecnologia e inovação.
A universidade também tem investido fortemente em parcerias estratégicas com diversas instituições, como: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Secretaria de Estado em de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Sebrae, Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA), Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador (Hub Goiás) e Base Aérea de Anápolis, ampliando sua atuação em projetos de impacto regional e nacional.
Formação científica desde a graduação
O compromisso com a ciência na UniEVANGÉLICA começa ainda na graduação. O Programa de Iniciação Científica da instituição oferece atualmente 224 bolsas (CNPq, institucionais e da iniciativa privada), permitindo que estudantes participem ativamente de projetos nas diversas áreas do conhecimento. Em 2024, a instituição também lançou uma nova modalidade de bolsas, o Programa de Bolsa de Iniciação ao Desenvolvimento de Produto Tecnológico (PBIDPT), fortalecendo ainda mais sua política de fomento à formação científica.
A homenagem recebida pelos seis docentes na ALEGO reafirma o papel estratégico da pesquisa na missão da UniEVANGÉLICA: promover a transformação social por meio da ciência, da educação e da inovação, ressaltou o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Sandro Dutra.
© Copyright UniEVANGÉLICA 1947 - 2025