14/11/2022

O cientista PhD Rodrigo Martins Álvaro Brandão Lopes Martins, pesquisador e professor nos programas de Stricto sensu e coordenador do mestrado de Ciências Farmacêuticas da Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA está entre os 1000 cientistas mais importantes do Brasil.

A informação foi publicada pelo 'Ad Scientific Index - World Scientist and University Rankings 2023', considerado um dos mais importantes ranqueamentos de cientistas no mundo.

"Eu me sinto extremamente honrado pelo reconhecimento. Todos nós sabemos que a pesquisa é um trabalho que dura anos, podendo chegar a décadas. Representar a UniEVANGÉLICA nessa conquista é algo que enche o coração de alegria e me incentiva a continuar contribuindo pela ciência", declara o PhD Rodrigo Martins.

O ranking apresenta ainda que o pesquisador está na 952º posição no Brasil; 1380º na América Latina e 69774º no mundo. Rodrigo Brandão também é coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica da UniEVANGÉLICA.

Biografia

Rodrigo Alvaro Brandão Lopes martins é professor titular da Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA, nos Programas de Pós-Graduação em Movimento Humano e Reabilitação e no Mestrado Profissional em Farmacologia. É coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da instituição.

Atua ainda como professor na área de Bioengenharia. É palestrante e consultor internacional na área de Pesquisa Clínica e Experimental em Fotobiomodulação e Agentes Eletrofísicos em Ciências Estéticas e Doenças Músculo-esqueléticas. Participou da criação de NITs em duas universidades.

Rodrigo Brandão também trabalha no ambiente de inovação na área de saúde e estética e Biomedicina. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (1998).

Realizou seu Pós-doutoramento pela Universidade de São Paulo. É professor livre-docente pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. É professor Associado da University of Bergen (Noruega) e da Bergen University College - Noruega, Departamento de Saúde Pública e Reabilitação da Faculdade de Medicina, onde mantém intensa colaboração científica desde 2004.

Foi Professor da Universidade de São Paulo no período de 2005-2015. Também é Professor visitante da Faculdade de Medicina da Universidade de Lorraine (França) no Biopolo. Tem experiência na área de Engenharia Biomédica, com ênfase em Laser de Baixa Potência em Medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: laser de baixa potência em doenças inflamatórias músculo-esqueléticas, fadiga e desempenho muscular e reparo tecidual.

Trabalha ainda com fisiopatologia e farmacologia de doenças inflamatórias músculo-esqueléticas, articulares e reumáticas, fadiga e lesões da musculatura esquelética em diferentes situações como diabetes, hipercolesterolemia entre outras. Foi idealizador e Diretor do Programa de Pós-Graduação em Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde da Universidade Nove de Julho.