29/03/2023
Campus Anápolis

A data histórica do dia 28 de março de 2023 ficará para sempre na lembrança de personalidades e representantes históricos que ajudaram e ainda contribuem para construir a Associação Educativa Evangélica. Fundada em 1947, a instituição mantém hoje 10 instituições de ensino em todo o Estado de Goiás. Ao longo dessa trajetória, formou desde profissionais liberais até governadores, além de pessoas que se tornaram destaque internacional.

A Sessão Solene em homenagem à AEE, proposta pelo deputado estadual Amilton Filho, foi realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Ele deu destaque a "essa importante instituição, que vem prestando um relevantíssimo serviço ao Estado de Goiás, contribuindo sobremaneira para o desenvolvimento do nosso Estado, contribuindo com tantas instituições". Ainda, pontuou o "papel transformador da sociedade goiana que a Associação Educativa Evangélica cumpre nos últimos anos".

Amilton ainda destacou a "história muito exitosa", que só foi possível graças a pessoas que se comprometeram com a instituição. Ele, que é egresso de Direito da UniEVANGÉLICA, falou desta instituição como uma "universidade do Estado de Goiás, que tem semeado o conhecimento, tem semeado pesquisa, tem semeado bons profissionais".

Expansão

O deputado estadual Amilton Filho lembrou do importante papel que a AEE desempenha em outras frentes, como a gestão em Saúde, por meio da Fundação Universitária Evangélica - FUNEV. "A FUNEV tem realizado, levando saúde, cumprindo a finalidade real do contrato, que é reinvestir dinheiro na finalidade. Então, eu quero parabenizar e cumprimentar esse olhar da Associação Educativa Evangélica, por meio dos seus dirigentes, de expandir esse trabalho que era mais focado na educação, e continua sendo focado na educação, mas expandir esse trabalho para a saúde tem sido de muita importância".

"Falo aqui enquanto deputado estadual que acompanha as ações da saúde, acompanha a satisfação dos usuários e a gente nota o quão importante é, o quão realizadora é a ação da FUNEV nas instituições em que ela trabalha", acrescentou. Deu ainda destaque às pesquisas feitas em parceria com organizações como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e ainda parcerias com outras universidades do Estado. "Estamos aqui hoje para fazer esses reconhecimentos", disse.

Presidência

O Presidente da Associação Educativa Evangélica, Augusto César Rocha Ventura, em suas palavras, falou sobre sua gratidão a Deus pela história da AEE e o seu papel de servir à comunidade. Estendeu ainda seus agradecimentos ao deputado Amilton pela proposição aprovada na Assembleia Legislativa pelos deputados. “Certamente só o fizeram por reconhecer a contribuição da instituição no desenvolvimento de sua gente e no referencial de qualidade educacional produzida em Goiás, com reflexos positivos para todo o País”, afirmou.

Ventura evidenciou o papel histórico da AEE, fundada em 1947. A princípio, a instituição abrigou o Colégio Couto Magalhães e evitou que fosse fechado. Os fundadores, conforme relembrou, tiveram o papel de contribuir par ao ensino das Escrituras Sagradas e formação educacional da comunidade. A expansão, com a abertura de novas instituições de ensino, até a transformação da UniEVANGÉLICA em Universidade Evangélica de Goiás, também foram destaque em suas palavras.

Augusto Ventura também falou dos projetos de extensão, ações sociais e demais atividades em benefício das pessoas carentes. “O programa Criar e Tocar, em que centenas de crianças e adolescentes, que, sem qualquer perspectiva de vida futura, encontram na aprendizagem de música clássica, o meio de se realizarem como pessoas, aprendendo uma profissão que lhes dá dignidade”, exemplificou.

Reitoria

O Reitor Carlos Hassel Mendes, um dos homenageados, representou os demais que foram agraciados com um certificado da Assembleia Legislativa em homenagem à Associação Educativa Evangélica. Ele relembrou a história da instituição. Em 1948, a AEE passou a manter o Colégio Couto Magalhães, "uma das razões da existência dessa associação".

Carlos Hassel ainda falou sobre a emoção de representar os demais homenageados: "faço com muita alegria, com muita satisfação. Esta honraria concedida pela Assembleia Legislativa de Goiás representa para nós um marco importante nesses 76 anos de existência e já nesse momento tão importante na vida da nossa instituição, de consolidação da nossa universidade, das nossas unidades, dos nossos colégios".

"Só tenho que expressar, do fundo do meu coração, a gratidão por estar representando tão ilustres pessoas, membros, colaboradores, professores da nossa instituição, o nosso conselho, a nossa assembleia da Associação Educativa Evangélica, isso me alegra sobremaneira nesta noite", evidenciou ainda Carlos Hassel Mendes, Reitor da UniEVANGÉLICA.

Uma das presenças de destaque na Sessão Solene foi do advogado Dr. William Baird Fanstone, Associado Dirigente da Assembleia da Associação Educativa Evangélica. Conhecido carinhosamente como Bill, é filho de um dos fundadores da AEE, o missionário e médico Dr. James Fanstone.

Egresso

O secretário de indústria, comércio e serviços, Joel Sant'Anna Braga Filho, egresso do Curso de Odontologia da UniEVANGÉLICA, falou sobre a importância do momento: "estou aqui hoje como secretário de Indústria e Comércio e minha formação veio ali das bases da universidade em Anápolis". "Eu represento no governo Ronaldo Caiado os anapolinos", disse ainda. Ele demonstrou seu orgulho de ter concluído o curso na Universidade Evangélica de Goiás.

Homenagens

As homenagens foram entregues a 28 representantes da instituição. Estiveram presentes na solenidade o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Saulo Mesquita; o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Joaquim de Castro; e o desembargador Delintro Belo de Almeida Filho, que representou o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Carlos Alberto França.

Compareceram ainda o secretário de Indústria e Comércio, Joel Sant’anna Braga, representando o governador Ronaldo Caiado; o deputado Renato de Castro (UB); o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), Jalles Guedes, conselheiros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Seção de Goiás, o presidente da OAB - Subseção Anápolis, advogado Samuel Santos e vereadores de cidades do interior.

Homenageados

Adriano Gouveia Lima

Aélia Santos Cavalcante

Ana Cristina Esteves de Azevedo Lima Cavalcante

Anderson Pinangé Silva

Bruno Henrique de Souza Tavares Câmara

Frederico Silveira de Oliveira

Gercira Rosa de Carvalho e Silva

Graziela Dânia da Silva Lima

Ivan Gonçalves Rocha

James Usevicius

Keila Santos Pereira Mereb

Lizia Vieira de Sousa Gomes

Lúcio Carlos de Carvalho Boggian

Marco Aurélio Soares Lobo

Maurício Melo Meneses

Nelson Natal de Siqueira

Rubens Monteiro Berredo

William Bair Fanstone

Sandro Dutra e Silva

Geraldo Henrique Ferreira Espíndola

Aparecida Maria José Pereira

Augusto César Rocha Ventura

Carlos Hassel Mendes da Silva

Cicílio Alves de Moraes

Cristiane Martins Rodrigues Bernardes

Djalma Maciel de Lima

Ernei de Oliveira Pina

Francisco Barbosa de Alencar.