09/08/2023

O Núcleo de Pesquisa em Direito da UniEVANGÉLICA (NPDU) é destaque na realização de pesquisas em diversos temas na área do Direito. Hoje, o núcleo realiza pesquisas em Direitos Humanos, Psicologia Jurídica, Prevenção ao Suicídio, Internacionalização e até Antropologia.

Como resultado das pesquisas, vários artigos já foram publicados em revistas nacionais e internacionais. De acordo com a supervisora do NPDU, Profa. Mariane Stival, hoje 80 alunos estão ativos realizando diferentes projetos de pesquisa. “A interdisciplinaridade é muito presente no NPDU. Eu tenho ex-alunos que inclusive já apresentaram suas pesquisas na Universidade de São Paulo (USP). Já tivemos pesquisas que receberam propostas para serem financiadas em outro país”, conta.

Além dos projetos de pesquisa, o NPDU já foi responsável pela organização e publicação de 11 livros e está produzindo o 12º com o tema: “Direito e Sustentabilidade”. Os livros são usados pelo Curso de Direito da UniEVANGÉLICA e por diversas instituições do país. Além disso, as obras estão disponíveis para vendas em diversos sites, graças a uma parceria com a Editora Lúmen. A organização dos livros reúne alunos da graduação, do mestrado e do doutorado, além de professores e acadêmicos de outras instituições.

“O NPDU alçou um patamar tão importante, que hoje a UniEVANGÉLICA é a única instituição do país autorizada pelo autor italiano Emílio Betti a fazer a tradução das obras dele aqui”, explica a Profa. Mariane Stival. A primeira obra do autor “A Hermenêutica como Método Geral das Ciências do Espírito” já foi traduzida e publicada.

O NPDU também é responsável pela Revista Jurídica do curso de Direito, recebendo artigos de todo país. “A pesquisa é muito importante para a formação da maturidade jurídica do aluno. Então eu convido os alunos do primeiro ao último período do curso de Direito e também de outros cursos para conhecer e fazer parte do NPDU”, conclui.