17/08/2023

O Laboratório de Tecnologias em Saúde – LATES, localizado no Bloco D da Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA), é uma conquista no que se refere a promoção de saúde dos idosos.

De acordo com a Coordenadora do LATES, Profa. Dra. Patrícia Sardinha Leonardo Lopes Martins, o laboratório “visa dar uma melhor qualidade de vida na longevidade das pessoas, visando também promoção da saúde dos idosos”.

O laboratório é voltado para pesquisas na área da saúde, com ênfase em sarcopenia, que significa reabilitação e prevenção, dores agudas e crônicas, reparo tecidual e processos fisiológicos do envelhecimento. Além disso, o LATES dispõe de tecnologias de avaliação corporal e de imagens.

Os atendimentos são realizados por alunos do mestrado e doutorado e de iniciação científica, sempre com a supervisão dos professores. Segundo a Profa. Dra. Patrícia Sardinha, o laboratório é muito importante para o aprimoramento da pesquisa. “Queremos promover o aperfeiçoamento do conhecimento dos nossos alunos, realizando pesquisas com tecnologias avançadas, instigando o aluno a realizar processos para investigar, testar e buscar resoluções para problemas que sejam relevantes para a sociedade”.

De acordo com o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária, Prof. Sandro Dutra, esse laboratório representa a missão institucional, na medida em que o conhecimento está sendo orientado para o benefício da nossa sociedade. “Tem sido uma orientação do nosso Reitor Dr. Carlos Hassel, que as pesquisas institucionais estejam relacionadas à solução de problemas da nossa sociedade. E esse laboratório cumpre esse papel de forma abrangente, pois além de atender a comunidade interna e externa, ele também tem a participação de empresas do setor produtivo na área de tecnologia em saúde, como a Adoxy e Tera Science, que tem investido na produção do conhecimento em nossa instituição”, acrescenta o professor Sandro Dutra.

Os alunos já estão em andamento com o projeto de sarcopenia, com foco em pessoas acima de 60 anos que tenham diminuição da força muscular e da funcionalidade. “Temos outros projetos para serem desenvolvidos, estamos só esperando a aprovação do comitê de ética”, explica a Profa. Dra. Patrícia.

Os atendimentos são abertos a toda comunidade e podem ser agendados no próprio laboratório. O telefone de contato é o (62) 98188-3712