08/12/2023
Todos os Campi

Aconteceu ontem, 12, o 'Musical de Natal: ALELUIA, Jesus Nasceu!', do Projeto Criar e Tocar e da Primeira Igreja Batista de Anápolis. O evento foi no Teatro Municipal, às 20 horas, com as presenças de representantes dos mantenedores do Projeto, da Associação Educativa Evangélica e da Prefeitura Municipal de Anápolis, além de pais e convidados.

"O Musical de Natal do Criar e Natal é um momento muito importante de fechamento do ano letivo, que beneficia crianças e adultos com a prática musical. Com certeza, as atividades realizadas beneficiam muito alunos. Em toda a sua história, o projeto contribuiu e contribui para a formação de músicos e ainda possui um caráter social na busca por desenvolver talentos", destaca o presidente da Associação Educativa Evangélica, Augusto Cesar Rocha Ventura.

Para o Reitor Carlos Hassel Mendes, "o Projeto Criar e Tocar é um orgulho para toda a comunidade acadêmica. Sempre que os músicos se apresentam em eventos, o público se emociona. São jovens com vocação para a música, que se apresentam com excelência e profissionalismo".

Para a professora Marisa Espíndola, "é a oportunidade de inclusão social, por meio da música, de crianças e adolescentes em um ambiente saudável, onde eles podem aprender um instrumento da orquestra clássica, mudando a realidade e perspectiva de vida destes meninos".

São sete núcleos do Projeto Criar e Tocar em Anápolis (UniEVANGÉLICA, Centro, Filostro Machado, Jardim Promissão, Industrial Mounir Calixto, Nova Vila e Vivian Parque), um em Ceres e outro em Goianésia. Podem participar jovens entre oito e dezessete anos. O aluno precisa ser aprovado antes em alguns critérios, entre eles, uma avaliação socioeconômica. Após aprovação, os alunos são matriculados em teoria e instrumento.

Projeto Criar e Tocar

O Projeto Criar e Tocar nasceu em 2005, criado pela professora Marisa Espíndola, e mantido pela Associação Educativa Evangélica e a Prefeitura de Anápolis. O projeto visa a Inclusão Social de crianças e adolescentes por meio do aprendizado de um instrumento da orquestra clássica, onde eles terão oportunidade de fazer parte de uma orquestra.

Atualmente, quase mil crianças frequentam o projeto e participam de aulas de Instrumentos (metais, sopro, cordas e percussão), teoria musical, percepção musical, e reforço escolar.

• Dia 13 de dezembro - 19h - Salão Nobre Richard Edward Senn
  • Dia 14 de dezembro - 19h - Goianésia