12/02/2020

O Ministro da Advocacia Geral da União (AGU), André Luiz de Almeida Mendonça, participou na noite desta terça-feira (11), de uma Aula Inaugural para os acadêmicos do curso de Direito da UniEVANGÉLICA.

Ele falou sobre “O Valor Supremo do Estado de Direito”, mas antes de começar a palestra explicou como funciona a Advocacia Geral da União. “Todos temos um desafio e vocês uma vida inteira de desafios pela frente. Por isso, é essencial que vocês conheçam o que é a AGU para que, quem sabe um dia, decidir se também querem trabalhar lá”, disse.

O evento trouxe para UniEVANGÉLICA diversas autoridades, entre elas, o Diretor Adjunto da CASAG Goiás, Dr. Ponciano Martins Souto, o Diretor Geral da CASAG Anápolis, Dr. Jeovah Viana , o representante da OAB GO, Dr. Roberto Serra da Silva Maia, o Presidente da OAB – Subseção Anápolis, Dr. Jorge Henrique Elias e os Deputados Estaduais Cel. Adailton e Lívio Luciano, representando o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.

O Reitor da UniEVANGÉLICA, Dr. Carlos Hassel Mendes agradeceu a presença do Ministro e cumprimentou os acadêmicos. “Vocês alunos são o motivo dessa Aula Magna”, disse.

Representando o Conselho de Administração da AEE, Dr. Augusto César Rocha Ventura agradeceu a presença de todas as autoridades e apresentou o convidado especial da noite. “Eu não tenho dúvidas de que vocês terão hoje uma palestra essencial para a vida profissional, acadêmica e pessoal de vocês”, afirmou.

O Ministro da AGU, Dr. André Luiz de Almeida Mendonça, falou durante aproximadamente 40 minutos e encantou alunos e autoridades com uma palestra dinâmica e cativante.

Sobre o ministro

André Luiz de Almeida Mendonça tem 46 anos, é advogado da União desde 2000 e foi o primeiro diretor do Departamento de Patrimônio e Probidade da Advocacia-Geral da União.

Ele também coordenou equipes de negociação de acordos de leniência celebrados pelo Governo Federal e empresas privadas, entre 2016 e 2018, como assessor especial do ministro da Controladoria-Geral da União (CGU).

É doutor em Estado de Direito e Governança Global e mestre em Estratégias Anticorrupção e Políticas de Integridade pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Atualmente, é professor do Programa de Doutorado em “Estado de Derecho y Governanza Global” da Universidade de Salamanca.

André recebeu o Prêmio Innovare na categoria especial em 2011. O prêmio foi concedido em virtude do papel que desempenhou na coordenação do Grupo Permanente de Atuação Proativa da AGU, recuperando para os cofres públicos bilhões de reais desviados em casos de corrupção.