16/02/2024
Campus Anápolis

A Universidade Evangélica de Goiás, através do Programa de Incentivo ao Voluntariado da UniEVANGÉLICA Mãos para o Bem realiza, em parceria com o Programa de Egressos e UniMISSÕES, o Curso Desenvolvimento Profissional e Pessoal: o Poder do Voluntariado para seu Portfólio. O evento também conta com a coordenação de egressos e acadêmicos da instituição. 

O curso é aberto à comunidade e tem o objetivo de engajar, capacitar e inspirar alunos, egressos e comunidade de Anápolis para o voluntariado. Quem realizar o curso e tiver interesse vai ser direcionado para vagas de voluntariado dos Projetos Sociais parceiros do Mãos para o Bem. São mais de 30 projetos sociais inscritos no Programa. 

“Temos várias vagas como avós do coração, jardineiro, contador de histórias, além de vagas para profissionais técnicos e de ensino superior”, explica a coordenadora do Programa Mãos para o Bem, Ana Paula Corrêa. 

Inscrição

O Curso Desenvolvimento Profissional e Pessoal: o Poder do Voluntariado para seu Portfólio é gratuito e acontece nos dias 20 e 21 de fevereiro, no prédio da Pós-Graduação da UniEANGÉLICA.  

A inscrição é solidária e os participantes devem levar apenas um pacote de papel higiênico. O material arrecadado será destinado aos projetos sociais parceiros do programa. 

Você pode fazer sua inscrição AQUI.

Programa Mãos para o Bem

O programa está vinculado a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária da Universidade Evangélica de Goiás e está dentro da coordenação de Responsabilidade Social, coordenado pela professora Maria Cecília. 

De acordo com o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária, Prof. Sandro Dutra o programa visa despertar na comunidade interna e também apoiar projetos da comunidade externa no desenvolvimento da cultura do voluntariado. “Essa iniciativa se alinha a um projeto institucional de que a universidade, por meio da pesquisa e extensão, é um agente de transformação da realidade social. E a cultura do voluntariado é algo fundamental pra que os nossos acadêmicos e também a própria comunidade esteja interagindo com a sociedade buscando soluções e ações que necessariamente estejam engajadas pelo anseio da transformação, da ajuda mútua e da solidariedade. Esse é um princípio que está presente na nossa missão e visão institucional”. 

Ana Paula Corrêa explica que desde 2019, o Programa de Incentivo ao Voluntariado da UniEVANGÉLICA - Mãos para o Bem, vem desempenhando um papel vital no fortalecimento da cultura do voluntariado na cidade de Anápolis. “Estamos entusiasmados com as perspectivas para 2024, planejando uma série de iniciativas para intensificar a conexão entre projetos sociais e voluntários, visando gerar impactos positivos na comunidade anapolina, além de levar cidadania e propósito de vida para as pessoas que fazem parte deste Programa”.

Já são centenas de pessoas beneficiadas pelo Programa de Incentivo ao Voluntariado - Mãos Para o Bem, que executa atividades em apoio a projetos e entidades sociais na cidade de Anápolis. 

Dentre as principais ações já realizadas pelo Mãos Para o Bem, estão o desenvolvimento de uma plataforma digital por meio do Departamento de TI da Associação Educativa Evangélica (AEE). "Esta foi uma ação que envolveu acadêmicos do Curso de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda da UniEVANGÉLICA. Além disso, visitamos 50 entidades que desejam disponibilizar vagas para nossos voluntários para seus serviços voluntários", explica Ana Paula Rodrigues Corrêa.

Desde 2019, já foram realizadas diversas capacitações e treinamentos com o objetivo de fortaleces projetos sociais em Anápolis. Uma das ações é Oficina de Voluntariado com os alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade - UniAPI, projeto da UniEVANGÉLICA voltado a pessoas com mais de 60 anos. Ao todo, mais de 50 idosos já prestaram serviço voluntário aqui em Anápolis por meio dessa iniciativa. Em 2022, a Universidade Evangélica de Goiás aderiu à Campanha Mundial do Dia de Doar, que é promovida em diversas partes do mundo.