20/09/2023
Campus Anápolis

Fazer o bem dentro das organizações pode se tornar um instrumento para a promoção do bem-estar social. A Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA busca compreender as necessidades da sociedade e criar uma verdadeira corrente do bem. Estamos falando do Programa de Incentivo ao Voluntariado - Mãos Para o Bem. Por meio desse projeto, a instituição mantém parceria com mais de 35 entidades.

No dia 21 de setembro, o evento 'Voluntariado: solução estratégica na mobilização de recursos do Terceiro Setor' será promovido. A proposta reunirá especialistas para discutir tópicos essenciais, como Empreendedorismo Social, o Voluntariado como recurso estratégico e Estratégias de Marketing para Recursos das Organizações Sociais. A iniciativa será voltada a entidades que trabalham com projetos sociais na Cidade de Anápolis. 

As inscrições podem ser feitas pelo seguinte endereço eletrônico: https://forms.gle/a2yTwFpp8E8CPd6B9.

Mãos Para o Bem

Já são centenas de pessoas beneficiadas pelo Programa de Incentivo ao Voluntariado - Mãos Para o Bem, que executa atividades em apoio a projetos e entidades sociais na cidade de Anápolis. "O Programa de Incentivo ao Voluntariado - Mãos Para o Bem, que existe há quatro anos, executa diversas atividades em apoio a instituições beneficentes. Contribuímos nos setores administrativos dessas instituições, capacitando-as para a gestão de suas ações. Também realizamos trabalhos junto aos internos dessas organizações, em que nossos voluntários doam parte do seu tempo", declara Ana Paula Rodrigues Corrêa, coordenadora do Programa de Incentivo ao Voluntariado.

Dentre as principais ações já realizadas pelo Mãos Para o Bem, estão o desenvolvimento de uma plataforma digital por meio do Departamento de TI da Associação Educativa Evangélica (AEE). "Esta foi uma ação que envolveu acadêmicos do Curso de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda da UniEVANGÉLICA. Além disso, visitamos 50 entidades que desejam disponibilizar vagas para nossos voluntários para seus serviços voluntários", explica Ana Paula Rodrigues Corrêa.

Desde 2019, já foram realizadas diversas capacitações e treinamentos com o objetivo de fortaleces projetos sociais em Anápolis. "Estamos desenvolvendo uma atividade, em Parceria com o Curso de Arquitetura e Urbanismo da UniEVANGÉLICA, junto a professores e alunos. O objetivo é apoiar o Projeto Casa de Apoio Tabernáculo de Cristo, instituição sem fim lucrativo que acolhe pessoas em condição de vulnerabilidade social de todo o Brasil. Na ocasião, fizemos um projeto de renovação do ambiente físico da Casa", cita ainda Ana Paula Correa, coordenadora do Programa de Incentivo ao Voluntariado - Mãos Para o Bem.

Há um ano, é desenvolvida a chamada Oficina de Voluntariado com os alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade - UniAPI, projeto da UniEVANGÉLICA voltado a pessoas com mais de 60 anos. Ao todo, mais de 50 idosos já prestaram serviço voluntário aqui em Anápolis por meio dessa iniciativa. Em 2022, a Universidade Evangélica de Goiás aderiu à Campanha Mundial do Dia de Doar, que é promovida em diversas partes do mundo.
  
O Programa de Incentivo ao Voluntariado - Mãos Para o Bem realiza permanentemente cursos e treinamentos para voluntários ao longo do ano. Ainda, são vários 'Dias D', em que voluntários realizam ações nas instituições parceiras.

Importância

Para o Professor Dr. Sandro Dutra e Silva, Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária da UniEVANGÉLICA, o Mãos Para o Bem tem como foco principal promover o bem junto à sociedade. "É uma iniciativa que nasceu no coração da Presidência da Associação Educativa Evangélica (AEE) e da Reitoria da Universidade Evangélica de Goiás – UniEVANGÉLICA. Queremos fortalecer o voluntariado na cidade de Anápolis, conectando Voluntários às Organizações Sociais de Anápolis. O nosso Programa de Voluntariado faz parte dos quase 40 Programas e Projetos de Responsabilidade Social da Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA", evidencia.

Voluntariado: Soluções Estratégicas na Mobilização de Recursos do Terceiro Setor
Data: 21 de setembro de 2023
Horário: 8h às 16h
Local: Auditório do Bloco E
Inscrição Solidária: Kit Higiene