As raízes históricas e cristãs dos conceitos de liberdade, direitos humanos e responsabilidade do Estado foram tema do lançamento do livro Declarando Liberdade: A Declaração da Independência é relevante ainda hoje?, realizado no dia 30 de setembro, no Salão Nobre Richard Edwar Senn, na Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA). A programação foi promovida pelo Curso de Direito da Universidade, em parceria com a professora Dra. Inez Augusto Borges, tradutora da obra.
Escrito pelo doutor, pastor e educador Paul Jehle, diretor da Fundação Plymouth Rock, nos Estados Unidos, o livro chegou ao Brasil em um momento simbólico: em 2026, os Estados Unidos celebram os 250 anos da Declaração de Independência, adotada em 4 de julho de 1776. Mais do que revisitar a data histórica, a obra propõe uma reflexão sobre as raízes e os fundamentos que deram origem ao documento e sobre a permanência de seus princípios no mundo contemporâneo.
Tradutora da edição brasileira, a `Prfoª. Inez Augusto Borges destacou que o livro vai além da celebração dos 250 anos da Declaração. Segundo ela, a obra apresenta uma abordagem sobre os fundamentos bíblicos e históricos relacionados à elaboração do documento. “O livro fala das raízes dessa Declaração da Independência, dos fundamentos bíblicos e históricos do documento que deu origem à nação norte-americana”, afirmou.
O trabalho foi concluído pelo autor neste ano, quando se completam 250 anos da Declaração de Independência, e a tradução para o português foi realizada por Inez a convite de Paul Jehle. Para a tradutora, o lançamento no Brasil representa uma oportunidade de ampliar o acesso às reflexões apresentadas na obra. “Estamos muito felizes desse dia, lançando esse livro aqui no Brasil. Sou grata a Deus por essa oportunidade, grata à ANDAPEF e à Associação Educativa Evangélica que permitiram essa publicação”, destacou.
Reflexões sobre liberdade e direitos
Ao abordar conceitos relacionados à liberdade, aos direitos e à relação entre o ser humano e o poder político, Declarando Liberdade estabelece um diálogo entre História, Direito, Educação e princípios cristãos. A obra salienta a relevância da preservação dessas ideias na sociedade contemportânea.
A temática esteve diretamente relacionada à formação acadêmica dos estudantes do Curso de Direito da UniEVANGÉLICA, que tiveram contato com uma obra que articula diferentes campos do conhecimento. O lançamento integrou as ações acadêmicas e de extensão desenvolvidas pelo curso.
Durante o evento, Inez Augusto Borges apresentou a obra e compartilhou aspectos do processo de tradução e dos fundamentos que permeiam o livro. Presidente e fundadora da Associação Nacional de Defesa e Apoio aos Pais na Educação dos Filhos (ANDAPEF), a professora possui formação em Psicologia, mestrado em Educação Cristã, doutorado em Ciências da Religião e pós-doutorado em Educação, Artes e História da Cultura.
A programação também contou com a participação do autor, Dr. Paul Jehle, por meio de vídeo, no qual apresentou aspectos da motivação e dos objetivos da obra. Na sequência, um painel discutiu a questão: qual é o significado da liberdade no mundo em que vivemos hoje?
Participaram do painel o reitor da UniEVANGÉLICA, professor Carlos Hassel Mendes da Silva; o pró-reitor Acadêmico, professor Daniel Gonçalves Mendes da Costa; o coordenador do Curso de Direito, professor Eumar Evangelista de Menezes Júnior; e o professor Rubem Alexandre Maia Fontes. A mediação foi realizada pelo professor Alessandro Gonçalves da Paixão.
O lançamento foi encerrado com uma sessão de autógrafos e comercialização dos exemplares, realizada por Inez Augusto Borges no hall do Salão Nobre Richard Edward Senn. O espaço também recebeu uma exposição com outras publicações relacionadas aos temas apresentados durante a programação.
© Copyright UniEVANGÉLICA 1947 - 2026