07/07/2022

Grupo participou do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional, com o objetivo de realizar um estágio na instituição

Estudantes de diversos países do mundo escolhem a Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA para cumprir parte da sua vida acadêmica. Mesmo que por um breve período, essas experiências são enriquecedoras em vários aspectos. Três acadêmicos de Enfermagem do Instituto Politécnico de Santarém- Portugal, participaram do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional da UniEVANGÉLICA, sob coordenação do Núcleo de Assuntos Internacionais (NAI), com o objetivo de realizar um estágio de dois meses no curso de enfermagem.

No dia 21 de junho, eles se encontraram com o reitor para conversar sobre a experiência antes de partirem de volta para casa. "A UniEVANGÉLICA investe continuamente na internacionalização. Temos mais de 90 acordos de Cooperação Internacional com Universidades do mundo todo, com a realização de diversos Programas: Mobilidade Acadêmica, Pesquisa, Dupla Certificação, Intercâmbio de Linguas, Disciplinas On-line e muitas outras oportunidades internacionais para professores, acadêmicos, pesquisadores e demais representantes da comunidade acadêmica. Destaco o trabalho de excelência da UniEVANGÉLICA na área internacional

Para a professora Marisa Espíndola, coordenadora do Núcleo de Assuntos Internacionais, a experiência será extremamente positiva para os estudantes que participaram da Mobilidade Acadêmica "Participar do Programa de Mobilidade servirá tanto para a vida profissional quanto pessoal. Aprender sobre uma outra cultura e obter novos conhecimentos são ingredientes importantes para quem quer se destacar", evidenciou.

André Rodrigues, um dos acadêmicos, falou sobre sua experiência. "Decidi estudar e realizar intercâmbio na UniEVANGÉLICA porque sempre tive como objetivo principal no meu curso de Enfermagem realizar mobilidade e ter a oportunidade de poder exercer a profissão noutro país e conhecer a realidade do mesmo", destacou. Ele, que tem 22 anos, nasceu na cidade portuguesa de Leiria e estuda no Instituto Politécnico de Santarém.

"Decidi então aceitar a proposta de ir para Goiás e ter a melhor aventura da minha vida. Ir para o Brasil mudou muita coisa na minha vida, desde conhecer pessoas fantásticas ao ter a experiência de uma Enfermagem diferente com a qual me identifico mais do que a realidade de Portugal. Os professores foram incríveis, as pessoas são simples, humildes e muito acolhedoras, o que facilitou a minha estadia aí", relata sobre sua experiência na UniEVANGÉLICA.

Ele conta ainda que embarcou na "aventura" de ficar dois meses, mas aceitou a proposta de prolongar a estadia por mais tempo. Ele fará outros dois estágios, em saúde materna e infantojuvenil e outro de integração à vida profissional. "Esta experiência na minha carreira poderá deixar muitas portas abertas para o meu futuro. Eu sonho muito com o mundo fora de Portugal, aliás, eu quero muito trabalhar e morar fora, e esta experiência foi riquíssima e fez me perceber o que eu pretendo verdadeiramente para a minha vida. Continuar no Brasil não estará nunca fora de questão, dependendo depois do que eu queira fazer no dia em que finalmente formar!", declarou ainda André Rodrigues.

Perfil

André se conhece bem e é decidido quanto aos seus objetivos. Ele agarra as oportunidades e faz o seu melhor para conquistar suas metas: "Eu tenho um espírito muito "open" e estou sempre em busca de coisas novas, que me tiram da minha zona de conforto".

Sobre o Núcleo de Assuntos Internacionais, ele ressalta o importante trabalho desempenhado na área internacional. "É incrível, e normalmente foram rápidos a dar respostas para o que pretendia com a minha experiência. Todos estão no meu coração", concluiu.