08/08/2023

Inaugurada em outubro de 2019, a Usina Fotovoltaica da Universidade Evangélica de Goiás é uma das maiores do país e contribui para o número positivo registrado em Goiás no primeiro semestre de 2023. Localizada dentro da instituição, a usina já gerou desde sua inauguração mais de 3 mil KWh, energia suficiente para o consumo de 1.500 residências médias brasileiras por um ano.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), nos últimos doze meses, a potência da geração distribuída de energia solar em Goiás cresceu 78%. De acordo com o professor do Curso de Engenharia Elétrica da UniEVANGÉLICA, Prof. Adriano Santos, esse aumento é muito importante para a economia de energia. “A energia fotovoltaica ajuda a economizar num sentido financeiro, por ser uma alternativa de geração mais barata às termoelétricas, além de muito mais limpa. Quando comparado às hidroelétricas, ela entra como um aumento na segurança de fornecimento de energia do país porque toda geração fotovoltaica significa uma economia de água dos reservatórios. Dessa forma o sistema fica mais resistente a períodos de seca prolongados”, explica.

O estacionamento solar tem capacidade para 700 veículos e é utilizado por estudantes e colabores da UniEVANGÉLICA. A usina também é campo de estudo para os mestrados e doutorados e usada também nos cursos de graduação. “Hoje, utilizamos a usina fotovoltaica para desenvolvimento de pesquisa de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso”, diz o Prof. Adriano.